on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como tratar rim em ferradura

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Rim em ferradura é uma condição frequentemente mal compreendida, na qual os rins de uma criança em desenvolvimento ainda no útero começam a se unir em uma única ponta, criando a forma de um "U", que dá o nome à condição clínica. Continue a leitura para aprender mais sobre os tratamentos da doença.

Instruções

Trate rins em ferradura

    Como tratar rins em ferradura

  1. Faça exames o quanto antes para identificar o problema. Alguns dos testes que seu médico pode fazer durante a gravidez incluem ultrassom renal, pielograma IV, cistouretrografia de micção e exame sanguíneo. Converse com seu obstetra a respeito dos benefícios de cada um desses testes, e decida qual é o melhor para você.

    Loading...
    Decida qual teste fazer de acordo com suas necessidades (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Esteja pronto para a ausência de opções de tratamento. Muitas pessoas com rins em ferradura simplesmente não precisam de tratamento algum. Se não existem sintomas presentes, então não há o que se tratar. Uma em cada três pessoas não apresenta os sintomas da doença.

    A condição pode ser assintomática (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  3. Procure sintomas indicativos da condição médica. Sintomas comuns são dor no abdômen e nas laterais do corpo, febre, insônia, sangue na urina ou urina turva, infecção no trato urinário e vômitos. Leve seu filho ao médico assim que os primeiros sintomas aparecerem.

    Trate o quanto antes for possível (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  4. Trate os sintomas, não a doença. Infelizmente, não existe uma cura efetiva para rins em ferradura, e tudo que você pode fazer é tratar os sintomas para aliviar a dor e o desconforto.

    Não existe cura para essa doença (Pixland/Pixland/Getty Images)
  5. Procure pelas condições perigosas associadas aos rins em ferradura para que possam ser evitadas e tratadas o quanto antes. As doenças comuns associadas são pedras nos rins, hidronefrose, câncer renal, tumor de Wilm e algumas anomalias nos sistemas cardiovascular, esquelético e nervoso.

    Existem muitas anomalias ligadas aos rins em ferradura (Tom Le Goff/Photodisc/Getty Images)
  6. Trate as pedras nos rins com medicamentos, ou induzindo ondas sonoras que quebrem os pequenos cristais de uma maneira que possam passar pelo seu organismo de forma mais fácil. Médicos usam um aparelho especial para fazer isso. Algumas vezes, pedras grandes ou recorrentes necessitam de um processo cirúrgico.

    Cirurgia é uma opção para cálculos renais (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  7. Tome antibióticos para medicar o trato urinário infectado, essas contaminações são muito comuns naqueles que têm os rins em forma de "U".

    Tome antibióticos prescritos de modo responsável (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Pacientes com rins em ferradura precisarão prestar muita atenção em seu corpo e fazer checkups para evitar qualquer dano em potencial causado por complicações comuns associadas à doença.
  • Os sintomas visíveis são, na verdade, o resultado de outras condições causadas pelas falhas no organismo, não pelos rins em ferradura propriamente ditos.

O que você precisa

  • Ultrassom renal
  • Pielograma IV
  • Cistouretrografia de micção ou exame de sangue
  • Prescrição médica
Loading ...
Loading ...