Mais
×

Como tratar um sangramento anal após um parto cesariano

Atualizado em 23 março, 2017

O sangramento durante a gravidez não costuma sinalizar problemas muito sérios. Muitas vezes causado por aberturas anais ou hemorroidas, sangramento anal é realmente comum durante o terceiro mês de gravidez e nas primeiras semanas após o parto. O resultado do aumento da pressão sobre as veias do interior da pelves durante a gravidez e o parto, na maioria das vezes as hemorroidas se curam por conta própria. Mesmo aquelas mulheres que passam por uma cesariana podem sofrer de hemorroidas durante e após a gravidez, especialmente se elas estiverem propensas a ter hemorroidas antes de engravidar. Felizmente, existem medidas que você pode tomar para evitar o sangramento anal causado pelas hemorroidas.

Instruções

Esteja em contato constante com seu médico no período pós-parto (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Relate ao seu médico qualquer hemorragia após o parto. Embora provavelmente não seja nada para se preocupar, o seu médico vai lhe informar se são hemorroidas ou qualquer outra coisa que está causando o sangramento. Às vezes pode ser difícil dizer se o sangramento vem mesmo do ânus.

  2. Beba muita água e adicione alimentos ricos em fibras à sua dieta diária para prevenir a constipação. Pesquisas mostram que a constipação ocorre com frequência na gravidez, afetando metade de todas as mulheres grávidas. Se você sofre de constipação crônica, deve falar com o seu médico antes de tomar qualquer medicamento com fibras para prevenir as hemorroidas.

  3. Aplique uma compressa fria ou almofada aquecida na área várias vezes por dia para ajudar a reduzir o inchaço. Coloque compressas frias no local durante 10 minutos. Altern entre uma compressa gelada e banho de assento quente pode oferecer mais alívio.

  4. Use papel higiênico branco e sem cheiro para evitar a irritação quando for se enxugar. Lenços umedecidos com hamamélis são outra alternativa segura.

  5. Faça exercícios do tipo Kegel todos os dias para aumentar a circulação na área anal. Isto ajuda a reduzir o risco das hemorroidas. Essa prática fortalece os músculos pélvicos e melhora o tônus ​​muscular, além de contribuir para uma recuperação pós-parto mais rápida.

  6. Tome ibuprofeno ou paracetamol para aliviar temporariamente as dores.

  7. Pergunte ao seu médico sobre o uso de um supositório anestésico ou medicamento para ajudar a aliviar a ardência da coceira. Medicamentos para hemorroidas não são sempre recomendados, porque alguns contêm esteroides.

Aviso

  • O uso continuado de produtos para alívio das hemorroidas por mais de uma semana pode causar ainda mais inflamação, ou até mesmo danos permanentes à pele com um uso irregular ao longo do tempo.

O que você precisa

  • Compressa fria
  • Almofada com aquecedor
  • Ibuprofeno ou paracetamol
  • Hamamélis
  • Produto para alívio de hemorroida
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article