Mais
×

Como tratar seus funcionários com dignidade e respeito

Atualizado em 17 abril, 2017

Trate os outros como você gosta de ser tratado. Essa regra de ouro tem sido transmitida a milênios, de uma forma ou de outra, por intelectuais e professores ao redor do mundo. E deve ser lembrada ao tratar qualquer tipo de relação, inclusive com os empregados. Todas as pessoas merecem respeito e dignidade, e seus funcionários não são uma exceção. Tratá-los bem também pode melhorar a moral e possivelmente até aumentar sua produtividade. Faça um esforço para ser respeitoso com seus funcionários e isso irá lhe beneficiar também.

Instruções

Seja respeitoso com seus funcionários e colha os benefícios (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Dê a seus funcionários treinamento suficiente. Certifique-se de que eles saibam como fazer corretamente o trabalho. Enquanto eles estão sendo treinados, faça-os se sentirem confortáveis o suficiente para fazerem perguntas. Isto irá permitir que se desempenhem melhor no trabalho, mantendo seu negócio funcionando de forma mais eficiente.

  2. Conheça seus funcionários. Passar um tempo conhecendo-os lhe permitirá descobrir o que os motiva. E o mais importante, fará com que você veja-os como pessoas e não apenas como números.

  3. Ouça seus funcionários. Se tiverem alguma dúvida ou reclamação, eles precisam ser capazes de expressá-las. Se você sentir que eles têm muito medo de falar abertamente, coloque uma caixa de sugestão anônima para que seus funcionários possam oferecer livremente sugestões para melhorar o ambiente de trabalho.

  4. Dê a seus funcionários incentivos para trabalharem mais. Se você tiver permissão, ofereça aumentos por mérito ou bônus. Às vezes, deixar com que saiam mais cedo ou dar um dia a mais de folga pode ser tudo que eles querem. Oferecer recompensas por um trabalho bem feito é essencial para a dignidade de um funcionário.

  5. Elogie os funcionários que fizerem um bom trabalho. Às vezes, eles pode não saber que são bons no que fazem, a menos que você os diga.

  6. Evite punir um empregado a menos que seja absolutamente necessário. Pode ser mais benéfico ter uma simples conversa e lhe dar uma advertência. Todos nós cometemos erros e ele deve ter a oportunidade de explicar seu comportamento antes de ser punido.

Dicas

  • Mantenha uma cópia da regra de ouro em seu escritório para lembrá-lo sobre como tratar seus empregados de forma justa.
  • Esteja aberto a mudanças. Alguns funcionários podem merecer um aumento ou uma promoção e outros serem mandados embora. Pode parecer mais fácil manter as coisas do mesmo jeito, mas às vezes é necessária uma mudança.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article