Mais
×

Como tratar tênias em um gato doméstico

Atualizado em 17 abril, 2017

As tênias podem ser nojentas e frustrantes para os donos de animais de estimação. A maioria dos donos não percebem que eles não só precisarão tratar seu gato para esse problema, mas a casa deles também. A única possível transmissão de tênias para gatos domésticos é através de pulgas e roedores e na maioria das vezes, as pulgas são as culpadas. Existem muitos métodos para tratar seu animal de estimação e sua casa, mas nem todos são eficazes e seguros para sua família. Todos os outros animais de sua casa também precisarão de tratamento, o que pode se tornar extremamente caro, por isso, medidas de custo-benefício devem ser levadas em consideração.

Instruções

Proteja seus gatos de pulgas para evitar vermes (cat image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

    Tratando o gato

  1. Coloque a dosagem correta de comprimidos vermífugos nos Pill Pockets (que pode ser comprado pelo site Ebay). As instruções de dosagem estão na parte de trás do frasco e são determinadas pelo peso do gato. Feche o Pill Pocket completamente em torno da pílula.

  2. Dê ao seu gato a medicação envolta no pill pocket. Isso pode exigir que você enrole seu gato em uma toalha e force a abertura de sua boca, usando o polegar e o dedo indicador para empurrar contra ambos os lados da boca, nos cantos. Enfie o pill pocket rapidamente e feche a boca do seu gato.

  3. Massageie a garganta do seu gato gentilmente, segurando seu queixo para cima, para que ele possa engolir mais facilmente.

  4. Coloque as luvas de borracha para proteger as mãos de irritação e, em seguida, aplique o tratamento local de pulgas ao separar o pelo entre as omoplatas e esguichando a medicação sobre a pele. Esfregue a solução usando o bocal do tubo.

    Tratando o ambiente afetado

  1. Limpe todas as superfícies que poderiam ter sido expostas à pulgas e vermes, concentrando-se especificamente em tapetes, móveis, árvores do gato ou poleiros e camas. Use um aparelho de limpeza a vapor em todas as superfícies que foram recém-aspiradas. Jogue fora os postes de papelão para arranhar, se tiver algum.

  2. Espalhe o bórax nas superfícies que foram limpas e triture-o para que o pó não fique visível. O bórax age de forma a secar as cascas de pulgas e suas larvas e pode destruir a invasão que tomou conta da sua casa em menos de 24 horas. Esse é um aditivo de roupa natural e é seguro para uso perto de crianças e animais de estimação, contanto que não seja engolido.

  3. Use o bórax restante para lavar todos os travesseiros, roupas de cama, brinquedos do gato e tapetes. Jogue fora todos os objetos que seus gatos usam que você não pode limpar de alguma maneira ou tratar com bórax. Espere duas horas antes de ir para o Passo 4.

  4. Encha o balde com partes iguais de água e alvejante. Esvazie a caixa de areia completamente. Se você tiver várias caixas, siga esta etapa para cada uma delas. Lave bem a caixa, usando a escova e a solução de água sanitária. Enxague com água fria por 15 minutos.

  5. Despeje areia nova e espere 24 horas antes de prosseguir para o Passo 6.

  6. Passe o aspirador e o aparelho de limpeza a vapor outra vez em todas as superfícies que já tratou em toda a sua casa, já que o bórax teve tempo para matar as pulgas. Em seguida, use uma solução de água sanitária para limpar os pratos de água e comida do seu gato e o aspirador de pó e aparelho de limpeza a vapor.

Aviso

  • Como qualquer outra doença de gatos, procure imediatamente a ajuda de um veterinário licenciado se a condição do seu animal se agravar ou persistir, ou se aparecerem novos sintomas.

O que você precisa

  • Tratamento local para pulgas
  • Pill Pockets (ou outra marca de comida com furo no centro)
  • Toalha
  • Bórax
  • Comprimidos vermífugos (Praziquantel)
  • Aparelho de limpeza a vapor
  • Luvas de borracha
  • Aspirador de pó
  • Areia para caixas de areia
  • Escova de limpeza
  • Alvejante
  • Balde
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article