Como tratar uma tensão no músculo da panturrilha

Escrito por ruthj | Traduzido por ronaldo moretti
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 Como tratar uma tensão no músculo da panturrilha
Aprenda a tratar corretamente do músculo da panturrilha lesionado (Course a pied image by UFO73370 from Fotolia.com)

A tensão no músculo da panturrilha é muito comum, não apenas na corrida, mas em outros esportes também. A tensão no músculo da panturrilha ocorre quando o músculo é forçosamente esticado além de seus limites, resultando em um rompimento. Essa tensão é chamada de estiramento. Os estiramentos são classificados em três níveis, com o nível mais grave, que leva mais tempo para recuperação. Se você seguir o regime prescrito para tratamento do estiramento do músculo da panturrilha, sua recuperação ainda vai levar tempo, mas será muito menor do que se você não tivesse tratado.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Pacote de gelo
  • Toalha fina
  • Bandagem de compressão
  • Medicamento anti-inflamatório

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Instruções

    Avaliação da gravidade do estiramento

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    A tensão de grau um na panturrilha envolve cãibras e dor quando os músculos são esticados ou contraídos. Isso significa que há "micro-rompimentos" na panturrilha. A recuperação desse tipo de músculo lesionado da panturrilha leva cerca de duas semanas.

  2. 2

    A tensão de grau dois na panturrilha produz dor mais intensa e é muito sensível ao toque. Podem haver hematomas visíveis abaixo do local da lesão. Isso significa que houve ruptura parcial das fibras musculares. Não se pode esperar recuperação total deste tipo de músculo lesionado em menos de cinco a seis semanas.

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    Na tensão de grau e três na panturrilha, o paciente não consegue se mover sem dor muito intensa e é provável que seja um nódulo ou protuberância consistindo de tecidos moles na área da lesão. Há uma completa ruptura de fibras musculares. Esse tipo de tensão precisa ser vista por um médico, pois ela possivelmente pode exigir cirurgia. A recuperação completa desse tipo de músculo da panturrilha lesionado provavelmente vai demorar de três a quatro meses.

    Tratamento do músculo da panturrilha lesionado

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    Se você tiver alguma dúvida sobre a gravidade do estiramento, consulte um profissional de lesões do esporte. Não use este artigo como diagnóstico oficial da tensão do músculo de sua panturrilha.

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    A primeira linha de defesa é a terapia do gelo. Aplique compressas de gelo na área da lesão. Aplique o gelo de 20 minutos a uma hora e repita pelo menos quatro vezes por dia durante vários dias. Não aplique gelo diretamente à pele. Use uma toalha fina entre o gelo e a pele.

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    Use uma bandagem de compressão para limitar o inchaço. Envolva a partir dos dedos do pé até a lesão para evitar inchaço abaixo do envoltório. Tenha cuidado para não envolver o músculo lesionado da panturrilha muito firmemente. As ataduras possuem elasticidade, então fornecerão compressão sem envolvimento excessivamente apertado.

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    Tome um medicamento anti-inflamatório, como ibuprofeno ou naproxeno. Se você não puder tomar medicamentos anti-inflamatórios, você pode tomar paracetamol para a dor. Siga as instruções nas embalagens para avaliar a dosagem e consulte um médico se você tiver alguma dúvida sobre a dosagem. Sempre consulte um médico se você estiver tomando medicamentos sob prescrição e tiver dúvidas sobre interações medicamentosas.

  5. 5

    Descanse o músculo da panturrilha. Sim, levante os pés e deixe que o músculo da panturrilha lesionado tenha algum descanso. Eleve os pés para que fiquem mais elevados do que seu coração. A elevação irá ajudar a controlar o inchaço. Isso é especialmente importante dentro das primeiras 24 horas após a lesão. Depois disso, descanse por um dia ou dois. Quando você voltar a andar, não faça atividades que possam causar mais dor. Esse é o senso comum, mas muitas pessoas não levam a sério e voltam a andar normalmente. Depois elas se perguntam porque o músculo lesionado está demorando tanto para melhorar!

  6. 6

    Para ajudar a lembrar o que fazer, existem quatro palavras básicas: repouso, gelo, compressão e elevação.

  7. 7

    Depois que a dor se foi, você pode iniciar regimes de alongamento e fortalecimento suaves. Puxe seus dedos do pé para cima e segure por dez segundos, e solte. Repita de cinco a dez vezes. Aponte os dedos para baixo, causando contração na panturrilha, e segure por dez segundos. Repita de cinco a dez vezes.

  8. 8

    Para exercícios de reabilitação mais avançados ao seu músculo da panturrilha lesionado, consulte um profissional de lesões desportivas.

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