Mais
×

Como tratar tonturas relacionadas à ATM

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A disfunção da articulação temporomandibular, vulgarmente conhecida como ATM, é um problema crônico que provoca vários tipos de dores e desconforto, inclusive dor de cabeça, dor de ouvido, dificuldade para mastigar, estalos na mandíbula e tonturas. A disfunção provém do desalinhamento da mandíbula e afeta o equilíbrio, porque os músculos e ligamentos ao redor do ouvido médio ficam inflamados. Essa parte do ouvido abriga o nervo vestibular e outras partes importantes responsáveis por manter a sensação de equilíbrio corporal. Felizmente, há várias maneiras eficientes de tratar as tonturas relacionadas à ATM que estejam ocorrendo há muito ou pouco tempo.

Instruções

    Instruções

  1. Consulte um dentista sobre a ATM e as tonturas relacionadas a ela. O dentista pode recomendar uma série de procedimentos ou cirurgias para tratar o seu caso. Se a ATM for curada, as tonturas provavelmente desaparecerão. A coronoplastia é um excelente tratamento para o problema, a mordida é corrigida por meio de um procedimento de desgaste seletivo que é feito somente em alguns dentes que estão afetando o alinhamento das mandíbulas. Em alguns casos graves é necessário fazer uma reconstrução dentária completa.

  2. Pesquise um pouco sobre exercícios para ATM. Eles ajudam a diminuir a dor, desconforto e tontura associada ao problema. Experimente vários exercícios até encontrar um que funcione para você. O objetivo é treinar os músculos da mandíbula para que eles se adaptem à posição correta da mandíbula.

  3. Pergunte o dentista sobre as placas oclusais. Estas também podem ser eficazes no tratamento da ATM, pois regulam a mandíbula.

  4. Tome suplementos vitamínicos. As vitaminas A, C, E, selênio e zinco podem aliviar os desconfortos associados à ATM. Adicione cálcio à sua dieta para ajudar na reparação dos danos ósseos provocados pelo problema.

  5. Encontre uma forma de reduzir o estresse em sua vida. Ele é um dos principais contribuintes para os problemas relacionados à ATM. O estresse pode causar bruxismo, ranger de dentes, e isso cria uma tensão excessiva no maxilar.

  6. Quando alguém sente um início de tontura, recomenda-se parar o que estiver fazendo e se deitar em um quarto escuro e silencioso, respirar fundo e tentar relaxar os músculos em torno da boca. Mantenha o foco em um ponto fixo. Essa técnica faz com que o cérebro receba mensagens e consequentemente estabilize o equilíbrio corporal.

Dicas

  • Evite cafeína e álcool, esses produtos podem agravar o problema e provocar tonturas.

Aviso

  • Não tome medicamentos sem antes consultar um médico ou dentista.

O que você precisa

  • Suplementos dietéticos
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article