Como trazer um clipe de filme para a frente no AS3

Escrito por mark stansberry | Traduzido por juarez jr.
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Como trazer um clipe de filme para a frente no AS3
Organize clipes de filme para frente ou para trás de outros clipes de filme com código AS3 (flashfilm/Lifesize/Getty Images)

Os clipes de filme na linguagem de programação Flash, ActionScript 3 (AS3), são uma classe de objeto que é usada para animar os objetos que você cria ou importa para o Flash. A animação em Flash pode ter vários objetos de clipe de filme no palco ao mesmo tempo. Você pode colocá-los na frente ou atrás de outros objetos com o código AS3 através da lista de exibição. O último objeto colocado na lista de exibição será sempre exibido na frente de todos os outros objetos no palco.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Adobe Flash Professional: Versão CS3, CS4 or CS5

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Instruções

  1. 1

    Inicie o programa Flash. Clique em "Arquivo Flash (ActionScript 3.0)" na janela de abertura para criar um novo arquivo para um projeto de animação AS3 Flash.

  2. 2

    Selecione "Ações" no menu Janela na barra de menu principal do Flash para abrir o Editor de Ações. Posicione o cursor do mouse na primeira linha do editor Ações. Clique com o botão do mouse e digite o código abaixo para criar e colocar um filme vermelho retangular gráfico no palco que estará posicionado nas coordenadas (100,50), terá uma largura de 50 pixels, uma altura de 20 pixels e uma borda preta com uma largura de quatro pixels.

    var redButton:MovieClip = new MovieClip(); redButton.graphics.lineStyle(4); redButton.graphics.beginFill(0xFF0000); redButton.graphics.drawRect(100, 50, 50, 20); redButton.graphics.endFill(); addChild(redButton);

  3. 3

    Digite o código abaixo começando na próxima linha no editor de Ações para criar e colocar um filme retangular verde no palco que estará posicionado nas coordenadas (125,50), terá uma largura de 50 pixels, a uma altura de 20 pixels e uma borda preta com uma largura de 4 pixels.

    var greenButton:MovieClip = new MovieClip(); greenButton.graphics.lineStyle(4); greenButton.graphics.beginFill(0x00FF00); greenButton.graphics.drawRect(125, 50, 50, 20); greenButton.graphics.endFill(); addChild(greenButton);

  4. 4

    Digite o código abaixo começando na próxima linha no editor de Ações para adicionar um ouvinte de eventos para o filme redButton para que quando o redButton for clicado o programa flash irá executar o código na função chamada callFunction_fn.

    redButton.addEventListener(MouseEvent.CLICK, callFunction_fn);

  5. 5

    Digite o código abaixo começando na próxima linha no editor de Ações para codificar as instruções na função callFunction_fn tal que o Flash irá mover o greenButton para frente ou para trás do redButton quando o redButton for clicado, dependendo da localização do greenButton.

    function callFunction_fn(e:MouseEvent): void {

    if (getChildIndex(redButton) == 0) {setChildIndex(redButton, 1) } else {setChildIndex(redButton,0)} ;

    };

  6. 6

    Copie e cole o código abaixo no editor de ações para garantir que não haja erros de sintaxe e que o programa de animação "trazer para a frente" seja executado corretamente.

    var redButton:MovieClip = new MovieClip(); redButton.graphics.lineStyle(4); redButton.graphics.beginFill(0xFF0000); redButton.graphics.drawRect(100, 50, 50, 20); redButton.graphics.endFill(); addChild(redButton);

    var greenButton:MovieClip = new MovieClip(); greenButton.graphics.lineStyle(4); greenButton.graphics.beginFill(0x00FF00); greenButton.graphics.drawRect(125, 50, 50, 20); greenButton.graphics.endFill(); addChild(greenButton);

    redButton.addEventListener(MouseEvent.CLICK, callFunction_fn);

    function callFunction_fn(e:MouseEvent): void {

    if (getChildIndex(redButton) == 0) {setChildIndex(redButton, 1) } else {setChildIndex(redButton,0)} ;

    };

  7. 7

    Clique na opção "TestMovie" no menu de controle na barra de menu principal do Flash para rodar o projeto. Clique no botão vermelho e observe que ele se move na frente do botão verde. Clique no botão vermelho novamente e observe que o botão verde move na frente do botão vermelho.

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