×
Loading ...

Treinamento para arremesso de disco

Atualizado em 17 abril, 2017

O arremesso de disco é um esporte de atletismo em que os competidores lançam um disco o mais longe possível. O lançamento é feito em uma pequena área circular, forçando os atletas a utilizar uma técnica adequada e todos os músculos do corpo para alcançar uma boa marca. Os discos requerem uma explosão repentina de velocidade e de força para gerar a rotação necessária para o lançamento. Para melhorar os seus arremessos, os competidores devem realizar exercícios para treinar os músculos de forma correta.

O arremesso correto do disco utiliza todos os músculos do corpo (shot put field image by Jim Parkin from Fotolia.com)

Levantamento de peso

Os treinamentos para os arremessadores devem incluir exercícios para as partes superior e inferior do corpo. Para a parte superior, realize treinamentos que fortaleçam os músculos necessários para o arremesso. Esses exercícios incluem supino, press militar com halteres, extensões de tríceps e elevação lateral. Eles melhoram a força dos ombros e braços, permitindo arremessos mais longos. Para a parte inferior do corpo, realize agachamentos, afundos e saltos para melhorar a força e a explosão das pernas. O arremesso de disco envolve um alto nível de intensidade e uma explosão repentina de velocidade durante curtos intervalos de tempo. Para cada exercício, faça quatro séries de três a cinco repetições em uma intensidade extremamente alta.

Loading...

Bola fisioterápica

O seu treino deve ser espelhado nos movimentos de arremesso de disco. Utilize uma bola fisioterápica para realizar exercícios que imitem o arremesso de disco. Para melhorar sua força de rotação e aumentar a força do músculo oblíquo, arremesse a bola na altura do seu quadril contra uma parede e pegue-a do lado oposto do corpo. Repita o exercício para fortalecer os dois lados. Além disso, jogue a bola para um amigo em vários ângulos diferentes quando estiver sentado. Isso fortalece a parte superior do corpo, simulando movimentos semelhantes ao arremesso de disco. Assim como a musculação, a bola deve ser arremessada na intensidade máxima.

Pliometria

Os exercícios de pliometria aumentam a velocidade e explosão durante os pequenos estouros de energia. Esses exercícios são vitais para o treinamento de arremesso de disco porque fazem com que o corpo gere mais velocidade e força de rotação durante o arremesso. Faça exercícios como o salto sueco e de profundidade e sobre a caixa pelo menos duas vezes na semana em quatro séries de oito a dez repetições, sempre em intensidade máxima. Os exercícios de pilometria treinam a explosão corporal e desenvolvem o tronco para melhor equilíbrio e fluidez do movimento.

Virando pneus

O exercício de virar pneus melhora a explosão, resistência e toda a força da musculatura corporal. Com o pneu no chão, aproxime-se dele e vire-o com suas mãos na parte de baixo. Quando tiver levantado o pneu na posição vertical, use os braços e ombros para colocá-lo novamente no chão. Dobre os joelhos e mantenha a coluna ereta para evitar lesões. Vire o pneu quantas vezes conseguir com toda intensidade. Esse tipo de exercício trabalha os músculos necessários para o arremesso de disco e melhora o condicionamento físico.

Alongamento

Realize rotinas de alongamento antes e depois de cada sessão de treino. Uma vez que o arremesso de disco utiliza todos os músculos do corpo, alongue os grupos musculares completamente. O arremesso de disco é um movimento extremamente intenso, que força o seu corpo a girar e liberar força em alta velocidade. Os praticantes podem machucar facilmente alguns grupos musculares se a preparação adequada através de alongamento e aquecimento não for realizada.

Carregamento de saco de areia

O carregamento de saco de areia desenvolverá o dorso e fortalecerá a região da musculatura abdominal. Conforme o disco é arremessado, o corpo gira em uma alta velocidade para gerar a força de rotação e potência. Os músculos do abdômen geram essa giro conforme os braços balançam. Coloque a quantidade que consegue carregar de areia em um saco e carregue-o por pelo menos 30 segundos. Coloque o saco na altura do peitoral e caminhe até que sinta a fatiga total dos músculos e, então, solte o saco. Esse exercício também fortalece os braços e ombros.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...