Treinamento de Circuito no Voleibol

Escrito por philip foster | Traduzido por luis fernando dias carvalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Treinamento de Circuito no Voleibol
Exercícios de circuito auxiliam os jogadores de Voleibol a maximizar a capacidade de salto. (volleyball girl image by alice rawson from Fotolia.com)

Exercícios de circuito são exercícios que jogadores de Voleibol geralmente usam para aumentar força e agilidade. O objetivo do treinamento de circuito no Voleibol é fortalecer e tonificar os músculos da perna, para maximizar a capacidade de salto. Os jogadores também devem ter braços fortes porém leves, para auxiliar nas técnicas fundamentais do esporte, como voleio e levantamento. Exercícios de circuito são mais eficientes quando feitos consecutivamente.

Outras pessoas estão lendo

Exercícios de força

De acordo com Instrutores de Voleibol, as duas funções mais essenciais do exercício de circuito é aumentar a força e o tempo de reação dos músculos. Condicionar os músculos através de exercícios de circuito permitirá executar os saltos necessários e as manobras que demandam grande energia que acontecem durante uma partida de Voleibol. Treinamento de Força é uma parte essencial para os exercícios de força no Voleibol. O "Supino" auxilia no fortalecimento do peito e dos braços. O exercício requer um banco plano ou inclinado e uma barra de ferro. Os jogadores podem optar por usar uma barra mais leve para executar mais repetições. Após este exercício, dirija-se para o agachamento. Este ajuda a tonificar as pernas e também utiliza a barra de supino. O agachamento consta em por a barra nos ombros, dobrar e estender as pernas. Use o movimento de agachamento para os músculos da coxa e da panturrilha.

Exercícios de agilidade

Exercícios de circuito de agilidade aumentam velocidade e tempo de reação. De acordo com instrutores de voleibol, exercícios pliométricos são as técnicas mais eficientes usadas no esporte para se treinar agilidade. Exercícios pliométricos consistem em movimentos explosivos, como o "sprint". Diferentemente dos exercícios de força, o treinamento de circuito de agilidade utiliza o peso corporal como resistência. Um circuito eficiente requer um equipamento conhecido como escada de agilidade. Tal exercício envolve estender a escada pelo chão. Ponha um pé em cada espaço ao percorrer até o final da escada. Faça de 10 a 15 flexões e levantamentos quando terminar a escada. Pule e volte pela escada. Repita isso de 2 a 3 séries. Estas séries de movimentos pliométricos irão ajudar a melhorar agilidade na quadra de voleibol.

Exercícios de salto

Executar série de exercícios de circuito de pulo auxiliará a sentir-se mais leve nos pés. Salto é uma parte crucial de manobras ofensivas e defensivas no voleibol. Exercícios de salto são subdivididos entre treinamentos de baixo e alto impactos. Os exercícios de salto de alto impacto envolvem obstáculos, enquanto os de baixo impacto frequentemente utilizam corda de salto. Combinando ambas técnicas, seus saltos verticais irão maximizar. Estabelecer uma fileira de obstáculos numa pista de corrida ou campo gramado. Salte sobre os obstáculos ao executar sprints o mais rápido possível entre eles. Ao completar os obstáculos, pegue uma corda de salto e execute quantos saltos puder dentro de um minuto. Rode para trás e para frente entre os obstáculos e a corda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível