×
Loading ...

Treinamento doméstico para cães Shih Tzu

Atualizado em 17 abril, 2017

O Shih Tzu é um cão de companhia ideal com seu porte pequeno e personalidade amigável. Seu único propósito de vida é agradar seu dono. Sua personalidade viva e alerta faz com que seja fácil treiná-lo para viver em casa. O método de treinamento doméstico para donos de Shih Tzus deve ser consistente e positivo. Use as mesmas técnicas todos os dias para construir um relacionamento de confiança e evitar a confusão do cachorro.

Um Shih Tzu é um cachorro pequeno, cooperativo e amigável (shit-tzu... image by sophie roussel-loriot from Fotolia.com)

Capacidade física

Filhotes de Shih Tzu não são fisicamente capazes de serem completamente domesticados até a idades entre 3 e 5 meses. O cérebro do cãozinho ainda não está totalmente desenvolvido e não pode controlar todas as funções corporais antes disso. Seja paciente e espere que acidentes aconteçam ao começar o processo de domesticação. Permaneça consistente com seu método e o Shih Tzu estará habituado dentro de alguns meses. Não se pode esperar que ele esteja totalmente treinado dentro de uma semana. Tenha em mente que ele está sempre tentando agradar seus donos.

Loading...

Fêmea e macho

A fêmea do Shih Tzu é mais fácil de ser treinada do que um macho. Elas costumam urinar e defecar somente quando levadas para fora. O macho urina em vários locais para marcar seu território. Esse comportamento faz com que seja mais difícil domesticar um cão macho. O Shih Tzu macho sempre mantém um pouco de urina reservada para a marcação. O filho não distingue entre marcar o interior ou exterior da casa. Castrá-lo pode ajudar a prevenir o comportamento de marcação de território.

Horários

Desenvolva um horário a seguir enquanto estiver treinando o Shih Tzu. Decida horários específicos para alimentar, exercitar e fornecer água para o cãozinho. Mantenha essa escala o máximo possível e o cão desenvolverá uma rotina para urinar e defecar.

Regule a comida que o cachorro come e mantenha os petiscos a um mínimo enquanto ele estiver sendo domesticado. Deixar ração para que o Shih Tzu coma livremente deixa o processo de domesticação bem mais difícil. Adicionalmente, limite a quantidade de água que o cãozinho consome durante a noite para evitar acidentes em sua casinha.

Local

Escolha um local externo para o Shih Tzu se aliviar e garante que ele está indo no mesmo lugar toda vez que precisa sair. O cheiro de visitas anteriores dará ao cachorro a vontade de urinar novamente. Logo, o Shih Tzu perceberá que precisa se aliviar imediatamente ao ir até aquele local.

Enquanto o Shih Tzu estiver sendo domesticado, nunca deixe-o passear de cômodo em cômodo. O filhote fará xixi em cada área visitada. Se o dono não repreendê-lo imediatamente, ele não perceberá que fez algo errado.

Escolha um local específico para que o Shih Tzu se alivie (dog image by Dragomir Uzunov from Fotolia.com)

Prazo

O tempo é o aspecto mais difícil ao treinar um Shih Tzu. O método ideal de treinamento requer que o cachorro seja levado para fora a cada 15 minutos para se aliviar. Isso é impossível para donos que trabalham, mas contratar alguém para levá-lo para passear pode ajudar.

Se não tiver ninguém que possa fazer o serviço, deixe o Shih Tzu em sua casinha enquanto a casa estiver vazia. Eles geralmente não gostam de fazer bagunça onde dormem, portanto conseguirá se controlar melhorar não for tão pequeno.

Quando o Shih Tzu cheira o chão, é normalmente uma indicação de que precisa sair. Chame o nome do cãozinho imediatamente e leve-o para fora.

Uma pessoa que passeie com o cão pode sempre ajudar no treinamento doméstico (dog walking image by Jana Lumley from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...