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Treinamento de futebol para iniciantes

Atualizado em 17 abril, 2017

O futebol é conhecido mundialmente e os jogadores ao redor do globo começam a jogar na infância. Ao ensinar o esporte para qualquer iniciante, você deve começar com as habilidades básicas e, depois, lentamente transicionar para o jogo como um todo. O futebol é um jogo que exige boa forma e dedicação e pode ser um desafio para os iniciantes.

Quanto mais cedo os jogadores de futebol aprenderem o básico melhor (soccer boy image by .shock from Fotolia.com)

Faixa de idade

A melhor forma de começar a treinar futebol é nos primeiros anos. O futebol é jogado com os pés e os jogadores apenas usam as mãos para fazer arremessos laterais ou para defender quando jogam como goleiro. Por esse motivo, quanto mais cedo iniciar o treinamento, melhor. A maior parte das aulas introdutórias ao futebol são ensinadas para crianças entre quatro e seis anos no jardim de infância e na primeira série. Porém, é sempre melhor começar a treinar assim que as habilidades motoras começarem a ser dominadas. Isso porque é necessário o domínio com os pés. É pouco natural que se use os pés de forma habilidosa, os jogadores que começam mais cedo têm maior facilidade para se destacar dentro os outros.

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Habilidades

As habilidades que devem ser focadas para os iniciantes são os básicos, como o drible, o passe e o lançamento. O drible com a bola de futebol deve ser praticado com os dois pés enquanto se mantém a cabeça erguida. A bola deve permanecer próxima, distanciando-se no máximo um passo ou dois dos pés enquanto o jogador corre, mantendo sempre o controle.

O passe pode ser trabalhado utilizando a parte interna do pé (praticar utilizando os dois pés) e passando a bola pelo chão com leves toques. Começa a uma distância de 1,5 m de distância e comece a aumentar. A bola deve estar sempre sob controle.

O lançamento pode ser praticado ensinando a forma correta de lançar (com o joelho sobre a bola, usando laços, acertando a bola) de uma distância de 10 m. Os dois pés devem ser usados fazendo considerações especiais pela forma como o pé atingirá a bola, sem simplesmente chutar usando o dedão sem controlar o movimento.

Condicionamento

Os iniciantes do futebol precisam de condicionamento para corridas de longa distância. Correr algumas voltas ao redor do campo de futebol fará com que o seu corpo se familiarize com o tamanho do campo e a distância que as suas pernas devem cobrir. O futebol também é um jogo de constante movimento com corridas rápidas. Para tanto, é bom aconselhar os inciantes a praticar o condicionamento fazendo intervalos. Para esse tipo de treinamento o jogador deve correr em uma só velocidade e então correr a toda a velocidade em uma determinada distância (como 13 m e 27 m) e, então, retornar à corrida normal.

Controle de bola

O controle de bola deve ser praticado sozinho ou com um parceiro. Os inciantes devem começar a dominar o movimento com a bola. As embaixadinhas se referem a manter a bola no ar utilizando qualquer parte do corpo (pés, joelhos, peito ou cabeça) e mantê-la sob controle. Um iniciante deve praticar até fazer entre 15 e 25 embaixadinhas antes de deixar a bola cair.

Outra forma de praticar o controle de bola é pedir para que alguém passe ou chute a bola para que você pratique. A imobilização da bola serve para que você controle a bola no ar com o seu corpo (coxas, peito e pé). O objetivo é prender a bola para que a batida seja suavizada no momento que você a intercepta no ar e então deixar cair nos seus pés para que você controle.

Dificuldades e preocupações

Os iniciantes ficarão frustrados se começarem a aprender em idades mais avançadas. Isso também pode acontecer com algumas crianças, mas é menos comum. Os jogadores frustrados devem lembrar-se que estão pedindo ao seu corpo para realizar uma atividade que não foi naturalmente planejada para o corpo humano. Os pés foram feitos para correr, andar e ficar em pé, e não para controlar uma bola de futebol. Por esse motivo, os inciantes devem evitar se sentirem desestimulados quando as coisas não acontecerem tão suavemente a princípio. Com tempo e prática, as suas habilidades começam a melhorar, assim como a sua forma. Os jogadores de futebol estão entre os atletas mais bem preparados fisicamente pois o jogo exige constante movimento em altas velocidades. Dedique algum tempo para treinar e fique focado em aprender e dominar as habilidades e melhorar a sua forma.

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Referências

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