Treinamento para garçom de restaurante

Escrito por dawn fenske | Traduzido por alexandre guerra
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Treinamento para garçom de restaurante
Restaurantes obtêm beneficios com funcionários bem treinados (restaurant image by Thorsten Frisch from Fotolia.com)

Garçons, ou atendentes, desempenham um papel essencial em uma experiência culinária de restaurante, pois interagem com os consumidores do começo ao fim. Os restaurantes precisam fornecer treinamento apropriado e esforços consistentes para assegurar que os garçons estejam preparados para servir bem os clientes e manter uma boa reputação em nome do restaurante. Garçons recebem a maior parte do treinamento em serviço e podem aperfeiçoar suas habilidades a partir de fontes industriais ou em cursos de treinamento de garçons para atendimentos formais.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Atendente experiente para conduzir o treinamento
  • Manual de atendimento
  • Cardápio atual (alimentos e bebidas)
  • Material didático

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Instruções

    Treinamento básico

  1. 1

    Designe um atendente chefe para trabalhar junto ao garçom trainee, para que ele observe e auxilie no atendimento aos clientes. Ensine normas básicas do restaurante, desde como organizar as mesas e cumprimentar os clientes até pequenos detalhes, tais como etapas de serviço, especificidades do cardápio e opções de bebidas. Deixe claro as atividades exercidas no restaurante, trabalhos extras e responsabilidades de limpeza em trocas de turno.

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    Forneça treinamento com um atendente experiente (waiter setting table in restaurant image by Stephen Orsillo from Fotolia.com)
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    Instrua os garçons trainees como operar o sistema do restaurante para os processos de entrada e saída e pedidos dos clientes, cartões de crédito e compras com cartão de presente. Certifique-se que eles conheçam as terminologias do restaurante, tenham comunicação adequada com a cozinha e com outros funcionários para cumprir ordens de maneira correta e em tempo adequado.

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    Instrua sobre os sistemas do restaurante (computer keyboard image by vashistha pathak from Fotolia.com)
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    Mostre ao garçom trainee os terminais de serviço e onde o estoque é armazenado. Demonstre como operar os equipamentos, como a cafeteira. Explique a organização dos assentos, os números de mesas e percorra o restaurante junto a ele para que se familiarize com todo o local. Apresente todos os funcionários do restaurante, descreva cada função e promova uma boa interação entre os empregados.

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    Percorra o restaurante (at the restaurant image by Dmitry Nikolaev from Fotolia.com)
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    Instrua o trainee sobre higiene adequada e diretrizes de segurança, além da segurança. Forneça informação referente às políticas e procedimentos, além de um manual de funcionário, se possível.

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    Estimule o serviço superior ao cliente (fresh salad eating... image by .shock from Fotolia.com)
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    Ensine o garçom trainee a antecipar as necessidades do cliente. Diga-os para cumprir pedidos aceitáveis do consumidor e a importância de medidas imediatas de questionamentos ou reclamações. Informe-o sobre técnicas de fidelidade que podem aumentar as vendas do restaurante, o que pode melhorar o conhecimento dos funcionários. Tenha certeza que eles sabem tratar os consumidores com respeito, interagir de maneira cordial e ser simpáticos na hora de fechar o restaurante, para estimular os clientes a fazer novas visitas.

    Treinamento para garçom de restaurante
    Teste o garçom (beer and coffe image by forca from Fotolia.com)
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    Aplique um teste escrito após o treinamento, para ter certeza dos conhecimentos do garçom sobre os alimentos (ingredientes, acompanhamentos, preparo e procedência) e bebidas (as quais podem incluir vinho e especificações de liquores). Avalie o nível apropriado de técnica do serviço, ordenando que o atendente aguarde a fiscalização por funcionários da gestão antes do final de expediente.

    Além do treinamento básico

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    Solicite que os garçons compareçam em uma reunião antes da contratação para aprender sobre especialidades do cardápio, discutir assuntos importantes ou receber qualquer informação geral que a gestão apresente. Diga para que não hesitem em solicitar ou oferecer assistência durante a mudança de turno, pois todos os empregados devem ajudar uns aos outros para fornecer o melhor serviço aos clientes. Informe o salário por hora para os novos contratados, comunicando os dias de pagamento e as dicas de como fazer os relatórios adequadamente.

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    Aconselhe o garçom (notebook image by Danil Vachegin from Fotolia.com)
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    Comunique seu pessoal a respeito de palestras corporativas de garçom e cursos de restaurante. É possível que estabelecimentos vizinhos e vinícolas realizem sessões de degustação periodicamente, além de cursos de culinária poderem suprir melhorias no trabalho.

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    Recursos externos (woman and a teacher at seminar image by Dmitry Goygel-Sokol from Fotolia.com)
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    Estimule os funcionários a adquirir conhecimento para o preparo de comidas e bebidas no restaurante. Revistas de produção podem ser encontradas na internet e em livrarias. Trazer conhecimentos adicionais ao trabalho aumenta o valor dos empregados e proporciona enriquecimento pessoal.

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    Informação sobre produção (kartoffelpuffer image by John Keith from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Aconselhe os atendentes e garçons a tirar vantagens do setor alimentício e de degustação de vinhos para ampliar o conhecimento de cardápios.
  • Dê oportunidades aos trainees para fazer perguntas sobre o papel do servidor, operações do restaurante e serviços ao consumidor.
  • Além do treinamento adequado e dos recursos de auxílio, a experiência é o que mais contará para o bom atendimento dos clientes.
  • Um garçom deve possuir um desejo sincero de atender outras pessoas e ter um comportamento gentil, pois a função pode ter grandes exigências físicas e situações não prazerosas.

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