Treinamento para saltos à distância

Escrito por ryan biddulph | Traduzido por victor dajas
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Treinamento para saltos à distância
Siga uma rotina de exercícios para melhorar sua performance (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Para gerar potência suficiente para um salto longo, o atleta deve correr o mais rápido possível, mantendo um bom equilíbrio, preparar-se para o salto e aterrizar de maneira eficiente e segura. Os profissionais são capazes de acelerar rapidamente nos primeiros segundos da corrida e saltar no momento exato. Uma rotina consistente composta de treinamento intermitente, pliometria e treinos de resistência ajuda a aumentar a massa muscular e força do atleta, o que melhora sua performance. Lembre-se de consultar um médico antes de fazer qualquer exercício.

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Aceleração

Manter o ritmo adequado durante a corrida ajuda a atingir a velocidade ideal antes do salto e a tocar a plataforma com molas de maneira adequada. Incline seu corpo para frente durante a corrida, mas mantenha uma postura ereta ao se aproximar da plataforma de salto. Corra usando a ponta dos pés e mantenha o foco na área de aterrizagem.

O salto

Para gerar potência suficiente para o salto, seus movimentos devem ser precisos e bem coordenados. Abaixe e depois levante o quadril para saltar, certificando-se de que ele está um pouco a frente dos ombros. Ainda, o pé usado para realizar o salto deve estar a frente do quadril e tocar a plataforma no meio da linha. De acordo com Brian Mackenzie, um treinador especializado do ramo, ambos os pés devem estar completamente em contato com o chão no momento do salto. Por último, mova seus braços e sua perna de apoio rapidamente para cima, depois olhe para frente e ligeiramente para o alto.

Aterrizagem

Impedir que seu corpo incline-se para frente é o objeto principal da aterrizagem, uma vez que a maior parte da distância percorrida no salto é determinada pela potência gerada durante as fases de aceleração e do salto. Mova seus calcanhares o mais longe possível da plataforma e force-os contra o chão durante a aterrizagem, contraindo também a parte traseira da coxa. Move seu quadril para o lado para tirar proveito do movimento horizontal para frente do seu corpo e ganhar mais alguns centímetros.

Velocidade máxima

Você pode melhorar sua corrida com treinos de diferentes distâncias e vários níveis de intensidade, como correr ladeira acima. Sempre mantenha a postura adequada e lembre-se que a posição da cintura é fundamental para chegar à velocidade máxima antes do salto.

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