Treinamento de velocidade para natação

Escrito por carolyn williams | Traduzido por felipe minéu
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Treinamento de velocidade para natação
Viradas rápidas te ajudam a nadar mais rápido (swimmer with a kick image by Emmanuel Lacoste from Fotolia.com)

Se você está nadando competitivamente, a velocidade é uma parte crítica para sua braçada. Treinar para aumentar a velocidade significa focar em mais do que simples exercícios de resistência ou uma parte específica de sua técnica de braçada. Enquanto sua capacidade aeróbia geral e técnica de braçada são partes importantes de seu condicionamento, treinamento de velocidade exige um foco específico, além disso, se você quiser aumentar a sua velocidade, você precisa aprimorar seus treinos com cuidado para se concentrar especificamente em treinamentos de velocidade.

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Características

Ao treinar para aumentar sua velocidade na água, tais treinos devem diferir significativamente aos treinos de resistência. A intensidade do treinamento, e não a distância que você nada, essa é a parte crítica do treino. Além disso, durante o treino você precisa ter em foco a distância que vai estar nadando. Distâncias menores exigem mais de sua capacidade anaeróbica.

Função

O treino de velocidade foca em baixa quantidade de exercícios de alta intensidade. Semelhante à exercícios de corrida que focam no ritmo dos seus passos, treinamento de velocidade na natação se concentram na arrancada. Existem vários tipos de exercícios de alta intensidade que o fazem nadar em um ritmo acelerado e ajudam a aumentar o seu ritmo anaeróbio, além disso, estes exercícios não se fixam em seu limiar de lactato - a quantidade de lactato no sangue após o seu organismo utilizar glicogênio para energizar seu nado. O treinamento de limiar de lactato é mais útil se você está nadando em provas de resistência.

Identificação

Exercícios de treinamento de velocidade consistem em arrancadas curtas com ritmo definido. Quando você treina velocidade, você deve ser capaz de imaginar um relógio andando sozinho, por exemplo, um treino de velocidade pode incluir oito conjuntos de 50 metros em velocidade de arrancada com um minuto de descanso entre cada conjunto. O objetivo é manter o mesmo ritmo para cada conjunto de 50 metros, que se tornará cada vez mais difícil à medida que você vai nadando de conjunto em conjunto.

Efeitos

Treinamento de corrida ajuda a evitar a fadiga das fibras de contração rápida do músculo, que são as fibras musculares que aceleram você na água. A dificuldade do treino e a sustentação do seu ritmo também ajudam a aumentar a sua capacidade anaeróbia, tornando-o um velocista melhor. O efeito é semelhante ao que você pode praticar quando treinando para um evento de corrida em terra firme. Em suma, quanto mais você pratica arrancadas, o mais rápido você fica.

Potencial

Ao concentrar-se especificamente em treinamento de velocidade, você pode se tornar mais rápido na água. Exercícios que fazem você nadar volta após volta em um ritmo lento e constante, irão na verdade funcionar contra você, se o que você está é buscando melhorar sua velocidade. Estes exercícios de resistência ajudam a sua condição aeróbica e condição física em geral, no entanto, eles entorpecem as fibras de contração rápida. Enquanto uma combinação destes exercícios é essencial para um nadador bem moldado e adequado, você deve cronometrar seus treinos de arrancada para coincidir melhor com as suas corridas para garantir que você esteja no auge da sua forma para isso.

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