Mais
×

Treinamentos de vôlei de praia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Jogar vôlei na areia, popularmente conhecido como vôlei de praia, é um pouco diferente do normal. Com apenas dois jogadores em cada time, cada um deve cobrir mais partes da quadra, e ser mais ativo, em geral. A areia também faz os movimentos se tornarem um pouco mais difíceis de serem realizados, em comparação com a quadra. A fim de melhorar o seu jogo de voleibol de praia, você precisa não só praticar os treinos normais como também realizá-los na areia, para que possa aprender a se mover na quadra.

Você pode jogar vôlei de areia em qualquer lugar que tiver areia e uma rede (beach volleyball image by Tinu from Fotolia.com)

Recepção

Recepção é um treinamento de voleibol mais básico que existe e deve ser feito para começar e terminar cada prática de vôlei. Organize os jogadores em um círculo e dê a um deles a bola. Esse jogador vai dar uma cortada, não muito forte, na direção da cintura ou pernas de um jogador do outro lado do círculo. Esse jogador terá apenas um momento para entrar em posição e fazer uma recepção para outro jogador do outro lado do círculo, que, em seguida, repete o processo realizando outra cortada para outra pessoa. Este treino ensina a ajustar a sua posição na areia de forma rápida e como receber bem uma bola.

Treinamento de passe

O passe no vôlei de praia é um pouco diferente do regular, já que o jogador que efetuou o passe tem que entrar imediatamente em posição de ataque novamente. Tenha pelo menos um jogador de cada lado da rede e inicie o treinamento com um deles sacando. O jogador da recepção precisa mover-se para a posição e passar a bola para onde o levantador estaria, e, em seguida, correr em direção à rede. Repita o treino trocando de posição quem recebe e quem serve. Ele ensinará os jogadores a passar com precisão e não parar de se mover depois de passarem.

Treinamento para tomar decisões

Este treinamento ensinará ataques para tomar decisões rápidas quando precisam atacar e não estão recebendo nenhuma dica verbal do seu parceiro. Tenha dois jogadores em um lado da rede e um treinador do outro. O treinador vai jogar a bola para cima e os jogadores têm de passar, levantar e, em seguida, atacar. Durante este processo, o treinador vai passar em algum lugar na quadra, e o jogador que for atacar precisará usar sua visão periférica para encontrá-lo e acertar nele. O treinador, em seguida, joga imediatamente a bola de volta e repete o procedimento.

Treinamento de serviço

Trace uma linha na areia na metade da quadra, entre a rede e a linha de serviço. O jogador deve praticar o salto em suspensão, ou o normal, se nunca saca saltando, usando esta linha como uma linha de saque. A proximidade com a rede vai permitir que o sacador atinja a lateral e os cantos com mais facilidade, e com um pouco mais de velocidade do que o normal. Depois de alguns saques, ele deve dar um passo para trás e criar uma nova linha, mas tente manter a mesma velocidade com a bola e acertar os mesmos pontos da quadra.

Treinamento para recuperar posição

Jogadores de vôlei de praia precisam aprender a mover-se rapidamente pela areia fofa, e esse exercício tem como objetivo ajudá-los. Faça o jogador ficar bem contra a rede e peça para o treinador ficar de pé do outro lado. Este vai jogar a bola fazendo-a pegar um efeito parecido com um arco, por cima da rede. Assim que o treinador arremessar a bola, o jogador terá que virar-se, correr para onde a bola estará e, em seguida, virar-se novamente e ficar na posição de passar a bola antes dela cair. Quanto mais longe da rede e menor o efeito de arco no ar com a bola, mais difícil será este treinamento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article