×
Loading ...

Como treinar a afiação de tosquiadores

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você estiver querendo se tornar um afiador profissional ou apenas queira afiar um par de lâminas cegas, a afiação de tesouras é bem fácil e pode ser aprendida rapidamente. Manter sua tesoura afiada é importante não importa para o que ela sirva - cortar cabelo, tecido ou apenas para cortar papel. Uma tesoura cega não apenas cortará sem precisão, mas ela também pode arruinar qualquer tarefa que você esteja realizando. Por exemplo, se estiver cortando cabelo com tesouras cegas, as pontas ficarão denteadas e divididas; enquanto que cortar tecido tesoura sem fio pode desfiar o material. Aprenda como afiar tesouras é simples: tudo o que se precisa é de prática, prática e prática.

Instruções

Afiar tesouras cegas aumentará a vida útil delas (scissors image by timur1970 from Fotolia.com)
  1. Lubrifique completamente a pedra de amolar. Lubrificar a pedra tornará a afiação mais rápida e fácil. Coloque a pedra dentro de um pote grande com óleo de máquina o bastante para cobrir a pedra inteiramente. Deixe a pedra de molho no óleo durante a noite.

    Loading...
  2. Segure a tesoura aberta com sua mão não-dominante. Seus dedos devem pressionar a parte externo do pivô (onde as lâminas se encontram no meio) com as lâminas abertas voltadas para cima. Segura a tesoura levemente inclinada de maneira que a primeira lâmina a ser afiada fique voltada para baixo em um ângulo de 20 graus.

  3. Segure a pedra em sua mão dominante. Deslize a pedra no sentido do comprimento à partir do pivô e em um movimento único. Faça isso 10 vezes na primeira lâmina.

  4. Vire a tesoura de maneira que a segunda lâmina fique voltada para baixo em um ângulo de 20 graus. Como no passo 3, deslize a pedra no sentido do comprimento, à partir do ponto do pivô por 10 vezes.

  5. Abra e feche a tesoura como se você estivesse cortando alguma coisa. Isso ajudará a remover as rebarbas das lâminas. Limpe as lâminas com um pano úmido ou papel toalha para remover o excesso de óleo que possa ter sobrado. Seque as lâminas completamente usando uma papel toalha ou um pano sem algodão.

  6. Repita os passos 1 à 5 quantas vezes for possível, com o máximo de tesouras possíveis, até que você tenha pegado o jeito da afiação. Depois que você ficar habilidoso nisso, você deve ser capaz de afiar uma tesoura em menos de 5 minutos.

Loading...

O que você precisa

  • Pedra de amolar
  • Pote grande
  • Óleo de máquina
  • Pano úmido
  • Papel toalha

Referências

Loading ...
Loading ...