Como treinar uma calopsita selvagem

Escrito por sadie may | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como treinar uma calopsita selvagem
Treinando uma calopsita (Creatas/Creatas/Getty Images)

Apesar da importação de calopsitas selvagens da Austrália ser muito limitada ou até proibida em vários países, os amantes de pássaros frequentemente encontram novas aves que precisam ser treinadas. Essas calopsitas muitas vezes não foram bem cuidadas, foram negligenciadas por longos períodos ou foram filhotes que nunca tiveram contato com pessoas. Esses pássaros são sociáveis e treiná-los não é uma tarefa difícil, mas requer insistência e paciência.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Dê tempo ao pássaro para se adaptar. Cada ave de estimação vai passar por um período de adaptação, quando levada a uma nova casa. Calopsitas vão agir de forma temerosa e, algumas vezes, até reagirão mal à presença de pessoas, ao serem colocadas em um ambiente diferente. Se pretender colocá-la em uma gaiola grande ou em um viveiro com outros pássaros, primeiro deixe-a em uma gaiola menor, em uma área da casa onde a maior parte das atividades ocorram, como na sala. Isso ajudará a ave a se acostumar com pessoas. Quando perceber que ela está comendo ou se aplumando na presença de pessoas é porque está começando a relaxar.

  2. 2

    Apare as asas da calopsita. Se tiver dúvidas de como fazê-lo, leve o pássaro a um veterinário ou pet shop. Aparar as asas de uma ave remove as primeiras penas de voo e não é permanente. Isso a tornará mais dependente e a impedirá de se machucar tentando fugir voando ao se assustar.

  3. 3

    Passe um tempo com a calopsita. Esse é o segredo para domá-la. Não tire a ave da gaiola na primeira semana. Apenas passe várias sessões de 10 a 20 minutos por dia sentado perto da gaiola e falando com ela calmamente. Se ela permitir, dê petiscos pelas grades da gaiola. Você estará ensinando à calopsita a confiar em você. Use esse tempo para observá-la e aprender sua linguagem corporal.

  4. 4

    Ensine ao pássaro um comando de "atenção". Antes que perceba, a calopsita estará comendo na sua mão e esperará na frente da porta da gaiola, indicando que quer sair e ficar com você. Não coloque a mão na gaiola ou tente forçar o pássaro a sair enrolando-o em uma toalha. Isso pode fazê-lo perder a confiança em você. Levante o dedo indicador ou a palma da mão e a movimente rapidamente, de baixo para cima, em direção às patas do pássaro. Diga o comando quando fizer isso, como se fosse uma chamada. A chave é não dar à ave tempo para pensar e, assim, agir automaticamente.

  5. 5

    Recompense os comportamentos positivos. Cada vez que a calopsita seguir o comando corretamente, dê a ela um petisco e a elogie muito. Comida é o motivador mais poderoso que poderá usar para treinar a ave, mas elogios também são importantes. Se o pássaro reagir violentamente ao comando padrão e bicar a sua mão, não transforme o treinamento em um confronto. Feche a gaiola e tente novamente no dia seguinte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível