Como treinar para uma corrida de 5 km visando perder peso

Escrito por jessica jewell | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como treinar para uma corrida de 5 km visando perder peso
Comece o seu treinamento para corrida de 5 km com uma combinação de corrida e caminhada (running image by Byron Moore from Fotolia.com)

Se você nunca correu uma distância longa, a ideia de completar uma corrida de 5 km pode parecer assustadora. No entanto, 5 km não são apenas uma distância possível para um corredor iniciante, como também um ótimo ponto de partida para percorrer distâncias mais longas, como 10 km, uma meia maratona ou até mesmo maratonas. Com boa organização e dedicação ao seu treinamento, você poderá completar uma corrida de 5 km e, ao mesmo tempo, melhorar sua saúde cardiovascular e perder peso.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Faça um calendário de treinamento. Você deve contar cerca de 12 semanas para se preparar para uma corrida de 5 km, então assim que souber de uma corrida da qual queira participar, marque o início do treinamento de modo que você tenha três meses de antecedência para a preparação.

  2. 2

    Ande rapidamente por vários dias para que seu corpo possa se ajustar à atividade física. Após alguns dias, tente uma combinação de caminhada e corrida. Ande por três minutos e então tente correr por 30 segundos ou um minuto antes de caminhar de novo. Após algumas semanas, você deverá ser capaz de correr mais do que andar, até que você chegue a um ponto em que não caminhe mais. Se você preferir seguir um calendário de treinamento exato, siga o esquema de treinamento de 10 semanas para corridas de 5 km fornecidos pela página Active.com.

  3. 3

    Não treine demais. Reserve um ou dois dias inteiros de descanso no seu calendário de treinamento. Isso dará aos músculos tempo para se recuperarem e se fortalecerem, o que o tornará mais forte e mais apto a continuar treinando.

  4. 4

    Mantenha um dieta saudável e balanceada. Certifique-se de consumir carboidratos suficientes para lhe dar energia e também proteínas para reparo muscular, mas tenha cuidado para não comer demais. Muitas vezes, quando você começa a treinar para corridas de longa distância, você pode sentir uma fome extra ou mesmo achar que pode comer mais porque você está treinando regularmente. Isso pode ser um problema e fazer com que você ganhe peso, ao invés de perder. Fale com um médico ou nutricionista, para que possam ajudar a determinar quantas calorias deverão ser consumidas por dia para o seu tipo físico e, ainda mais importante, qual tipo de calorias você deve consumir.

Dicas & Advertências

  • Consulte um médico antes de começar qualquer regime de exercício intenso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível