×
Loading ...

Como treinar seu gato para que ele deixe de ser arisco

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você vive com um gato arisco, poderá ajudá-lo a desenvolver mais confiança usando uma abordagem paciente e gentil, mas o nível de dificuldade em ajudá-lo a superar o nervosismo vai depender de sua idade e experiências passadas. Nervosismo pode indicar que o gato nunca foi devidamente socializado ou que ele foi maltratado quando mais jovem. Além disso, gatos selvagens que foram inseridos em um ambiente doméstico recentemente poderão apresentar características ariscas.

Instruções

Um gato arisco muitas vezes age com nervosismo ou fica muito tímido (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)
  1. Crie uma rotina estável e a cumpra. Alimente seu gato no mesmo horário todos os dias, designe um horário regular para dormir e hora de despertar, e reserve um horário todos os dias para socializar com seu gato. A rotina ajudará a aliviar os nervos do seu gato e o incentivará a ser menos tímido. Por outro lado, um ambiente familiar imprevisível pode levá-lo a tornar-se ainda mais retraído.

    Loading...
  2. Fale com o seu gato todos os dias e torne-se disponível, mas não se o force demais. Se ele se esconde debaixo da cama, sente-se no chão ao lado da cama e fale com ele. Se ele gosta de estar perto de você no sofá, mas prefere manter uma distância segura, permita esse espaço e interaja com ele de uma certa distância. Se estabeleça como uma figura segura e amigável, mas permita que ele se aproxime de você quando quiser.

  3. Use interações físicas seguras. Se ele não permitir que você chegue perto dele, mas gosta de brincar com os brinquedos, use brinquedos que permitem que você mantenha uma distância segura. Por exemplo, muitos gatos gostam de perseguir brinquedos ou objetos pendurados em uma corda e laser. Brinque com o seu gato como parte de sua rotina, e ele deverá começar a se aproximar de você.

  4. Tenha sempre um mimo para seu gato em mãos. Dê a ele dois ou três guloseimas a cada dia como parte da rotina diária e veja se ele permite que você o acaricie enquanto ele se aproxima. Se ele não o fizer, então retire sua mão e dê espaço. Quando ele começar a mostrar sinais de interesse em você e começar a aproximar-se por conta própria, dê alguns mimos adicionais e comece a acariciá-lo suavemente.

  5. Acaricie seu gato com mais frequência e demonstre sinais adicionais de afeição física só quando ele permitir. Comece acariciando suavemente sobre sua cabeça, e quando ele estiver confortável com o carinho, acaricie suas costas. Finalmente, veja se ele permitirá que você o pegue.

  6. Exponha-o a outras pessoas e animais. Quando ele começar a se aproximar de você, comece o próximo passo de seu treinamento, permitindo que ele interaja com os outros. Informe as pessoas sobre o nervosismo do seu gato e peça que o agradem, aproximando-se suavemente e sem agressividade. Se você realmente quer ajudar seu gato a superar o nervosismo, precisará permitir que ele interaja com quantas pessoas puder, porém socializar um gato adulto exige muito mais paciência do que socializar um filhote. Permita que seu gato pegue o ritmo, exponha-o às pessoas, mas não o force a se aproximar. Quando ele achar que as pessoas e outros animais não são uma ameaça, se aproximará por conta própria.

Loading...

O que você precisa

  • Mimos para gatos (guloseimas)
  • Brinquedos para gatos

Referências

Loading ...
Loading ...