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Como treinar para nadar 1500 m

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Treinar para completar um nado de 1500 m de extensão não é tão difícil quanto parece, desde que você tenha um programa de treinamento direcionado e que esteja disposto a mudar sua dieta. Você nem precisará de um treinador ou de qualquer equipamento especial. Desde que você não tenha nenhum problema de saúde e já esteja relativamente em boa forma, você poderá treinar-se para completar um nado de 1500 m em pouco mais de um mês.

Instruções

O treino para nadar 1500 m é feito para adquirir resistência. (Swimming image by Stana from Fotolia.com)
  1. Mude sua dieta para que seja rica em proteína magra, como o frango e peixe, e pobre em gorduras. Seu corpo precisará dos alimentos certos para construir músculos e queimar gordura ao mesmo tempo que você estiver treinando. Na verdade, os alimentos que você colocar no seu corpo serão mais importantes que o treinamento. Você não verá os resultados que deseja se não tiver uma dieta adequada para este treinamento.

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  2. Escolha três dias por semana para nadar. Não adicione mais dias para esta rotina semanal, porque a natação é um exercício extenuante. Você precisará dos dias de descanso intercalados, para que o seu corpo tenha tempo suficiente para a recuperação e a construção dos músculos.

  3. Estabeleça uma meta para tentar nadar por, pelo menos, uma hora sem parar. Trata-se de quanto tempo levará para nadar 1500 m.

  4. Inicie o cronômetro. A primeira vez que você iniciar o treinamento, registre quanto tempo conseguiu nadar antes de ter que parar. Isso lhe dará um bom indicador de quanto tempo precisará nadar para completar 1500 m.

  5. Continue nadando três dias por semana, por pelo menos um mês. Durante este tempo você deverá tentar aumentar o seu maior tempo de natação. Além disso, não tenha medo de misturar a sua rotina de natação, se você ficar entediado. O tédio será um de seus piores inimigos, pois ele provavelmente reduzirá o seu compromisso com o treino. Tente nadar tão rápido quanto puder, a uma curta distância, com pequenas pausas no meio ou projete o próprio esquema de natação. A coisa mais importante será o seu envolvimento e foco em aumentar a sua resistência.

  6. Pare de treinar dois dias antes do nado de 1500 m. Você precisará desse período de descanso para a recuperação.

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Dicas

  • Aqueça e alongue quando você estiver fazendo exercícios físicos, para evitar as lesões musculares.

O que você precisa

  • Piscina
  • Cronômetro

Referências

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