Treino drop-set na musculação

Escrito por patrick dale Google | Traduzido por marcelo couto
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Treino drop-set na musculação
Halteres são ideais para drop-set (a set of dumbbells of different weight image by Sergii Shalimov from Fotolia.com)

Para evoluir no treino, fisiculturistas desenvolveram inúmeras técnicas e sistemas de treinamento para trabalhar músculos mais intensamente. Esses sistemas ganharam popularidade com exercícios recreativos que procuram maneiras de tornar o treino mais desafiador e eficaz, e o drop-set é um deles.

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Efeitos

Quando estiver malhando, chegará a um ponto em que não é possível continuar, pois os músculos estarão exaustos. Apesar de estar cansado de levantar o peso atual, ainda terá algumas fibras musculares não usadas. No livro "Designing Resistance Training Programs", Steven Fleck e William Kraemer afirmam que o treino drop-set permite que essas fibras não utilizadas sejam recrutadas e que o treino continue além do ponto que teria que parar.

Função

Treinar com drop-set é uma maneira simples que reduz o peso conforme vai ficando cansado. Se estiver usando halteres com, por exemplo, 20 kg, é possível fazer oito repetições antes de atingir a falha muscular e ter que parar. Nesse ponto, diminua imediatamente o peso dos halteres para 15 kg e faça mais repetições. Continue fazendo isso até que seja impossível continuar. Nesse momento, baixe o peso para 10 kg e faça uma última série de repetições até não conseguir mais. Esse é um treino drop-set duplo, já que o peso foi reduzido duas vezes. Pode-se reduzir o peso quantas vezes quiser, mas o normal é de duas a três vezes.

Adequação do exercício

Nem todo exercício é adequado para o drop-set. É importante selecionar sua escolha de exercícios, porque a redução de peso tem de ser feita rapidamente, fornecendo não mais do que cinco segundos de descanso. Máquinas de resistência e halteres são fáceis de abaixar o peso, o que não acontece com as barras, já que é necessário remover os pesos de ambos os lados.

Benefícios

O drop-set permite que mais fibras musculares sejam usadas durante o exercício, aumentando assim a intensidade do treino. Um treino mais pesado leva ao aumento da resistência muscular e também à hipertrofia, que é o processo de construir seus músculos para fazê-los maiores. O drop-set é uma ferramenta valiosa para qualquer um que queira aumentar a intensidade e o desafio do seu treino.

Inconvenientes

Por extender o treino além do ponto normal de término, os músculos são desafiados a trabalhar muito mais do que o normal. Esse aumento de intensidade pode resultar em muitas dores musculares. O drop-set é um método de treino avançado e deve ser usado rigorosamente até que os músculos estejam prontos. Evite fazer esse tipo de treino frequentemente pois seus músculos podem ficar exaustos e não terem tempo de se recuperar.

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