O que é treino funcional de futebol?

Escrito por stewart flaherty | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é treino funcional de futebol?
O treino funcional simula as exigências de uma partida (youth soccer 2007-002 image by John R. Amelia from Fotolia.com)

Treino funcional é definido como qualquer tipo de exercício que tenha uma relação direta com as atividades que você realiza. Em relação ao futebol, o treino funcional é feito para melhor estimular situações e desafios que irão ser encarados durante uma partida. O treino funcional de futebol pode se enfatizar tanto em treino físico como nas exigências táticas e técnicas do jogo.

Outras pessoas estão lendo

História

Em se tratando de treino físico, o treino funcional tem origem na terapia física. Nesta, foi verificado que trabalha um músculo específico não era tão efetivo quanto realizar movimentos que simulam as ações realizadas no dia-a-dia. No futebol, os treinadores simulam situações de jogo ao praticar os elementos táticos e técnicos do jogo.

Significância

Treino físico funcional é importante no futebol. É mais importante para um jogador realizar exercícios dinâmicos que simulam o jogo do que ter alto desempenho em treinos de força tradicionais, como supinos. Sérgio Gregório da Silva é treinador do Fluminense, um clube da divisão principal do Campeonato Brasileiro. Da Silva enfatiza a importância do treino funcional de futebol, colocando que deficiências e fraquezas nos músculos centrais podem levar a lesões e desempenho fraco. Ele também relata que o treino funcional de futebol deve focar nas necessidades individuais de cada jogador. Tecnicamente e taticamente, o treino funcional é crucial para o desempenho nas partidas. Mesmo que o jogador tenha habilidade técnica excepcional em passes e dribles, ele deve ter a habilidade de fazer boas decisões nas jogadas para se dar bem.

Benefícios

Treino funcional físico pode melhorar bastante o desempenho. Um jogador irá se ajustar para as exigências físicas do jogo, e os grupos musculares desenvolvidos serão específicos e usados durante o jogo. Essa atividade melhora a percepção de posição e a tomada de decisões durante uma partida. Situações táticas podem ser simuladas e ensaiadas como um resultado do treino funcional de futebol.

Físico

O treino funcional físico para o futebol simula as jogadas. Resistência e rapidez de recuperação são necessárias, pois uma partida de futebol não pode ser replicada com uma corrida de 90 minutos. Grupos musculares usados para pular, correr e para o movimento de chute devem ser treinados funcionalmente tanto para aumentar o desempenho como para evitar lesões.

Técnico e tático

Habilidades técnicas podem ser praticadas funcionalmente colocando pressão defensiva ou situações de gol para simular uma partida real. Os aspectos táticos do jogo podem ser simulados usando metade ou um campo inteiro, e ensaiar movimentos específicos em grupo que são necessários durante as jogadas. Um exemplo de treino tático funcional é simular um ataque com o auxílio da zaga.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível