Treino de velocidade para jogadores de futebol

Escrito por michael monet | Traduzido por ana cristina carneiro
Treino de velocidade para jogadores de futebol
A velocidade pode destacar um jogador dos outros (soccer image by Snezana Skundric from Fotolia.com)

De acordo com a Elite Futebol Conditioning.com: "A principal coisa a lembrar é que a velocidade no futebol não é apenas a corrida para a frente. É a capacidade de acelerar rapidamente, correr em diagonais e em curvas". Um jogador de futebol não deve apenas ser capaz de correr rápido, mas também de fazê-lo antecipando o próximo movimento do adversário e se preparando para reagir. O treino de velocidade para jogadores de futebol deve envolver o trote, a corrida, o tiro de velocidade, a corrida para trás e o giro porque estes movimentos serão exigidos de um jogador durante o jogo.

Treinamento de força dinâmica

Como afirmado em "Programas de Treinamento de Futebol", de Gerhard Frank, "a velocidade é principalmente dependente da força básica", fazendo do treino de força dinâmica um componente essencial no programa de treinamento de velocidade de um jogador. Jogadores de futebol que desejam construir musculatura funcional devem ficar longe de programas de musculação que lhes obrigam a realizar repetições em um ritmo lento. Embora esses tipos de programas possam construir músculos visíveis, eles não são específicos para esportes e podem retardar o jogador em campo. O treinamento de força dinâmica consiste em movimentos de corpo inteiro, realizados geralmente em circuitos com intervalos. Por exemplo, você pode executar 12 repetições de levantamento de peso, um minuto de saltos altos, 12 repetições de uma tração alta e um minuto de saltos em uma perna só através de um campo ou quadra. Estes movimentos devem ser executados sem descanso, com a maior intensidade possível quando usar pesos e de forma explosiva para promover velocidade instantânea.

Tiros de velocidade

Durante uma partida de futebol, os jogadores vão correr em uma variedade de velocidades. Por esta razão, simplesmente correr vários quilômetros por dia em um ritmo contínuo pode acabar machucando o jogador mais do que ajudá-lo. Os jogadores de futebol devem fazer trotes, dar tiros de velocidade para a frente, pedalar para trás, mudar de direção, girar e chutar a bola enquanto correm. Este tipo de corrida será semelhante a uma corrida intervalada, em que o velocista passa por períodos variáveis de corrida e de descanso. O treinador pode designar um certo número de apitos para representar velocidade, mudança de direção, recuo, giro ou chute falso. De pé sobre a linha lateral, ele deve soprar o apito para sinalizar diferentes ações que os jogadores devem executar rapidamente. Deve ser dado tempo de corrida leve suficiente aos jogadores entre os tiros de velocidade para que eles não se esgotem.

Coordenação

Enquanto um jogador deve ser capaz de se mover pelo campo rapidamente, ele também deve ser capaz de fazê-lo com coordenação. Ele deve controlar a bola, observar o próximo movimento do adversário e, talvez, roubar a bola ou fazer um passe ou ainda sair correndo. Treinos de coordenação podem ser realizados usando qualquer obstáculo, tais como cones ou aros. Os jogadores devem correr entre os obstáculos o mais rápido possível usando diferentes variações de trabalho de pés, em seguida, receber a bola de outro jogador. A coordenação também pode ser aprendida através de revezamentos na pista de obstáculos. O treinador deve dividir a equipe ao meio, enviando um jogador de cada equipe através do obstáculo ao mesmo tempo. O objetivo é passar mais rápido do que o adversário, correr em direção à bola no final do percurso e marcar um gol. O jogador que não alcançar a bola primeiro deve defender.

Mudança de direção

As mudanças de direção que ocorrem no futebol incluem corte por fora, corte por dentro, giro, gancho e drible. Os jogadores de futebol que já dominaram a corrida intervalada devem tentar executar esses mesmos tiros com uma bola. Enquanto o jogador corre com a bola, o treinador pode pedir uma mudança de direção antes que ele continue correndo ou passe a bola. Estas mudanças também podem ser realizadas em pares, com um jogador tentando marcar o gol e o outro tentando defender.

Resistência

Um jogo de futebol raramente é interrompido durante a partida. Embora os jogadores de futebol façam tiros de velocidade mais do que correm, eles devem manter um ritmo constante por dois períodos de 45 minutos. Por esta razão, o treinamento de resistência deve ser parte de qualquer programa de treino de velocidade. Gerhard de "Programas de Treinamento de Futebol" observa que jogadores de futebol nunca devem correr abaixo de 40 a 60 por cento da sua capacidade máxima durante o treinamento de resistência, porque é improvável que esta baixa velocidade seja exigida durante um jogo. A resistência a longo prazo correndo de 40 a 60 por cento da capacidade máxima pode ser realizada como corrida cross-country por longas distâncias. A resistência a médio prazo de 60 a 80 por cento da capacidade máxima pode ser realizada por tiros de 40 segundos a dois minutos, com intervalos entre eles. A resistência de curto prazo é semelhante ao tiro de 75 a 90 por cento da capacidade máxima e deve ser realizada durante 15 a 45 segundos sem a bola ou de 45 a 120 segundos com a bola, seguido de períodos de recuperação de três a cinco minutos antes de repetir.

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