Treinos de futebol para crianças de até 8 anos

Escrito por jeff gordon | Traduzido por debora francisco
Treinos de futebol para crianças de até 8 anos
Treinos para manipular a bola são importantes para jogadores de até 8 anos (Comstock/Comstock/Getty Images)

A maioria dos jogadores de futebol de até 8 anos ainda estão aperfeiçoando seus dribles, passes de bola e as habilidades de chute. Os treinadores têm que dar ênfase ao desenvolvimento das habilidades com a bola durante os treinamentos de time. O treinador deve ensinar exercícios que os jogadores possam repetir em casa, sozinhos ou com a ajuda de um amigo ou pai e mãe.

Treino de pêndulo

O treino desenvolve habilidades de dribles básicos. Cada jogador pega uma bola, e com seus joelhos dobrados e seu peso na bola de seus pés, os jogadores tocam a bola para trás e para frente de seus pés direitos para o esquerdo. O desafio é manter o controle da bola com o interior de seus pés. Quando os jogadores se adaptarem a mover a bola para trás e para frente rapidamente, eles devem fazer o treino se movendo para frente. Jogadores avançados conseguem fazer esse treino indo para frente com suas cabeças erguidas.

Passando através de grades

Esse treino melhora a precisão de passes. Ele apresenta uma fileira de cones arranjados de 2,7 m à parte. Os jogadores se alinham em um lado dos cones e passa a bola uns para os outros "através das grades". Cada jogador recebe a bola, move-a na posição do passe e avança através dos cones para o outro jogador. Uma vez que a habiidade do jogador fica melhor, o espaço entre os cones diminuem, a distância dos jogadores fica maior e o tempo do treino fica mais rápido.

Treino de obstáculo

Esse treino melhora a habilidade de dribles. Ele apresenta cones arranjados em uma rota de obastáculo em frente a rede. Os jogadores driblam entre a rota, alternando os pés. Em seus primeiros toques depois de sair da rota, os jogadores chutam a bola na rede. O espaço entre os cones pode ser ajustado conforme a habilidade dos jogadores. O treinador pode criar novos desafios trocando a rota cada vez. A rota tem que forçar os jogadores a usarem os dois pés igualmente. Chutar no primeiro toque depois da rota os jogadores se acostumam a chutar rapidamente quando estão livres perto da rede. Esse treino pode ser temporizado, forçando os jogadores a aumentar a velocidade dos dribles.

Chute de energia/ chute de sutileza

Esse treino desenvolve a habilidade de pontuação. Os jogadores se alinham à 18 m do gol. Um goleiro define o tanto de jogadores na linha. Do lado da rede, o treinador rola a bola para o primeiro jogador na linha. Esse jogador recebe a bola, controla ela e chuta. Depois do primeiro chute, o jogador continua andando para frente e o treinador joga a segunda bola na frente do gol. O jogador controla a bola e tenta derrotar o goleiro. A distância desse treino pode variar e as dificuldades dos passes também. Os jogadores melhoram a distância do chute e sua habilidades para marcar um gol de perto.

Mantenha seu campo limpo

Esse treino funciona na recuperação da bola e do passe. Junte dois campos ou quintais. Metade do time vai para um lado do campo e a outra metade para o outro lado. Cada jogador tem uma bola. Os treinadores e pais ficam ao longo do perímetro do campo para deixar as bolas rolando. Quando o treinador sopra o apito, os jogadores chutam a bola no campo. Os jogadores recuperam a bola e as chutam de volta. As jogadas continuam de trás para a frente por um período de tempo, geralmente de 3 a 5 minutos. No apito final, o time com menos bolas em seu campo ganha. Os treinadores podem fazer o jogo mais difícil, ordenando passagens do pé esquerdo ou tirando pontos de passes que são muitos altos ou muito largos.

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