Mais
×

Como fazer uma treliça de bambu

Atualizado em 17 abril, 2017

Para cultivar trepadeiras ou flores exuberantes, você precisará de treliças para que elas subam. O bambu é durável e flexível, o que faz dele o material ideal para criar uma. Esteja você cultivando flores ou vegetais da estação, as treliças adicionarão um apelo único ao seu jardim e um suporte surpreendentemente resistente. Você pode comprar hastes de bambu em diferentes tamanhos de madeireiras ou lojas para jardim de acordo com as necessidades das suas plantas.

Instruções

Use hastes de bambu para fazer treliças para suas trepadeiras subirem (bamboo image by fotografiche.eu from Fotolia.com)
  1. Prepare as áreas onde você quer colocar a treliça ou as treliças, se você pretende fazer mais de uma. As necessidades de sol ou sombra mudam de uma planta para outra, assim como o tipo e a qualidade do solo, então, prepare tudo adequadamente e escolha um lugar com a iluminação apropriada.

  2. Coloque parte dos bambus no local que você escolheu para ajudar a visualizar o tamanho da área necessária. Meça a base da treliça e faça um "X" na terra onde deseja construir a primeira.

  3. Enterre um dos bambus a 60 cm de profundidade com um martelo ou uma cavadeira. Para treliças mais altas, use um bambu de 2 m. Faça uma marca a 60 cm da base dos bambus com um lápis para que fiquem na mesma altura depois de enterrados. Escolha pontos equidistantes para a segunda e terceira hastes e enterre-as até a linha marcada a lápis. Enterre mais hastes dependendo do tamanho da sua planta.

  4. Junte as três hastes de bambu a cerda de 8 cm do topo. Amarre um laço frouxo ao redor de uma delas com uma das pontas da corda de cânhamo. Segurando as pontas dos bambus juntas, entrelace a corda firmemente entre cada uma das hastes três vezes e, depois, enrole por fora dos bambus três vezes. Continue enrolando os bambus e descendo a corda sem cortá-la até que você os tenha amarrado a 10 cm do topo.

  5. Faça um nó duplo para prender a corda que você amarrou ao redor das hastes e corte-a o mais próximo possível do nó. Sua treliça deve parecer um tripé e tudo de que ela precisa é uma planta para segurar.

O que você precisa

  • Régua dobrável
  • De três a seis hastes de bambu para cada haste com 1 m a 2 m de comprimento
  • Corda de cânhamo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article