Mais
×

Como fazer uma treliça escada

Atualizado em 20 julho, 2017

Treliça é uma ótima forma de dar um apelo visual ao jardim. Elas são perfeitas para exibir plantas, especialmente plantas que têm galhos rasteiros. É possível comprar treliças em qualquer loja de jardinagem, mas na verdade elas são fáceis de construir. A treliça mais fácil de criar é chamada treliça escada. Com apenas alguns pedaços de madeira e pregos, é possível ter uma no jardim em pouco tempo.

Faça a sua treliça escada e deixe seu jardim mais bonito (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Projeto

A treliça escada tem um nome apropriado. Ela se parece com uma escada, exceto por ser mais exagerada. A treliça terá dois postes principais, que ficarão em pé e serão colocados no chão. Em seguida serão adicionados vários pedaços de madeira na horizontal, que parecerão com os degraus de uma escada. Mas, ao contrário de uma escada de verdade, os degraus não precisam estar entre os dois postes principais, eles podem passar vários centímetros dos limites dos postes, depende da preferência de que estiver construindo.

Lista de compras

Para fazer a treliça, serão necessários madeira, pregos e um martelo. A madeira pode ser de qualquer espessura, mas as melhores treliças possuem postes finos, com cerca de 5 cm de espessura. Os degraus também podem ser de qualquer espessura, mas o ideal é que não sejam mais grossos do que os postes, pois, se forem, a treliça pode ficar muito pesada.

Quando se trata de comprar madeira, considere tanto as coníferas quanto o cedro. As coníferas são mais fáceis de cortar e de manusear. O cedro também tem benefícios, que o tornam ideal para uso em ambiente externo. Ele aguenta as condições climáticas e repele insetos. Isso garante que os insetos não se escondam na madeira e que as plantas crescendo ao redor da treliça estarão a salvo de insetos que gostam de se alimentar com folhas e vegetais.

Construção

Montar a treliça é bem simples. Espalhe a madeira pelo chão e planeje a aparência da treliça. Coloque os postes no lugar e ponha as partes horizontais sobre eles.

Seja criativo. Os pedaços horizontais não precisam ser do mesmo tamanho, pode-se fazer com dois tamanhos diferentes. É possível colocar um pedaço mais longo seguido por um mais curto e assim sucessivamente. O visual depende completamente de quem está construindo. No entanto, se quiser que a treliça tenha um visual mais limpo, certifique-se de que o espaçamento entre cada degrau seja o mesmo. Use uma fita métrica para deixar a mesma distância entre eles.

Uma vez que se decidir sobre a aparência, comece a pregar cada degrau entre os postes. Vá subindo até que a última peça esteja pregada. Deixe espaço suficiente na parte de baixo, para que os postes possam ser enfiados no chão. Pode-se também cortar a base da treliça em forma de triângulo, para facilitar na hora de enfiá-la no chão.

A treliça não precisa ser enterrada diretamente no chão. Pode-se colocá-la dentro de um vaso de planta ou prendê-la direto à parede da casa, garagem ou galpão.

Deixe a treliça com a aparência de madeira natural ou envernize-a. Outra opção seria pintá-la, combinando com outras cores do ambiente.

Seção 4

Agora, admire a paisagem do seu jardim.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article