×
Loading ...

Como fazer a treliça em uma torta

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Qualquer um que tenha usado a expressão "fácil como fazer uma torta", provavelmente nunca tentou fazer uma em casa. Assim que você aprender as dicas para fazer uma massa de torta perfeita em flocos, a próxima montanha a escalar é criar a clássica treliça para sua torta caseira. Felizmente, fazer a treliça da torta não é tão complicado quanto parece.

Instruções

A treliça acrescenta um toque decorativo à sua torta preferida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Lave suas mãos antes de montar sua torta.

    Loading...
  2. Certifique-se de que você tem massa suficiente para uma torta com cobertura.

  3. Alinhe o prato para torta com a massa do fundo e apare a massa extra para que sobre cerca de 2,5 cm pelos lados. Encha sua massa com o recheio.

  4. Abra a massa para o topo formando um quadrado de 30 cm na sua tábua. Ela deve ter de 30 mm a 60 mm de grossura.

  5. Corte a massa em tiras de 1,2 cm de largura, o que vai resultar em 20 tiras. Dependendo de como você quer que fiquei o visual do trançado, pode usar todas ou só algumas das tiras. Se não usar toda a massa para a cobertura, enrole as tiras restantes em uma bola e coloque-as em um saco selado, pondo na geladeira ou congelador para usar mais tarde.

  6. Vire a forma de rocambole para que o fundo dela fique virado para o teto.

  7. Coloque 10 das tiras verticalmente no fundo da forma, deixando um pequeno espaço entre as tiras. Dobre 27,5 cm de uma tira sim, uma não, de forma que cinco delas fiquem dobradas.

  8. Coloque a primeira tira horizontal sobre as cinco tiras compridas para que ela toque nas dobras das tiras de massa verticais. Desdobre as cinco tiras dobradas aproximadamente 2,5 cm para que elas cubram a primeira tira horizontal.

  9. Continue trançando as nove tiras horizontais restantes até que as tiras dobradas sejam desdobradas voltando ao seu comprimento original e a treliça trançada tenha sido feita.

  10. Mergulhe seus dedos na tigela com água e gentilmente pressione as bordas sobrepostas da treliça.

  11. Coloque a forma na geladeira até que a treliça esteja firme.

  12. Remova a forma da geladeira e segure-a de forma que a borda mais distante fique logo acima da forma com a torta recheada.

  13. Abaixe a borda mais distante da treliça até a borda mais distante do prato da torta e puxe a forma de rocambole debaixo da treliça para que ela se abaixe gentilmente até a torta.

  14. Corte quaisquer pedaços de massa extra para que a treliça fique apenas um pouco mais comprida que o prato.

  15. Dobre a borda da massa de baixo para cima e sobre as bordas da treliça para escondê-las. Coloque canela ou decore a borda da torta e asse pela quantidade adequada de tempo.

Loading...

Dicas

  • Se quiser criar um toque de treliça diferente, torça cada tira conforme as coloca e trance.
  • Você pode criar uma treliça simples dispondo um conjunto de tiras horizontais na torta, seguida por uma de tiras verticais em cima, sem trançar.
  • Se tiver tempo, faça ou compre massa suficiente para duas tortas de cobertura dupla e pratique a treliça na torta de prática.
  • Se a massa não trançar facilmente, ela pode estar muito mole, então coloque-a na geladeira por cerca de 15 a 20 minutos até que esteja firme o suficiente.

O que você precisa

  • Massa de torta, divida para tortas com cobertura
  • Prato para torta de 20 cm a 22,5 cm
  • Rolo de macarrão
  • Tábua para massas ou pão
  • Faca afiada
  • Assadeira comum ou para rocambole
  • Tigela pequena cheia de água

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...