×
Loading ...

Como fazer treliças para videiras de madeira

Atualizado em 21 novembro, 2016

Treliças de madeira são uma maneira rápida e acessível de enfeitar seu jardim e fornecer um lugar para suas trepadeiras. Uma opção ainda melhor do que a compra de treliças é fazer você mesmo. Com um punhado de materiais de construção simples, você pode ter, em breve, treliças em cada canto de seu jardim, e a medida que se tornar mais eficiente no planejamento dos projetos, você vai ser capaz de expandir a partir deste esquema básico.

Instruções

Treliças para videira de madeira são fáceis de construir e vão dar mais vida ao seu jardim (Latice image by J Elkins from Fotolia.com)
  1. Determine o tamanho desejado da treliça e a espessura da madeira a ser utilizada. Para a maioria das treliças com menos de 1,5 m de altura e largura, ripas de 5 por 10 cm são suficientes para o apoio, e ripas de 1,25 por 2,5 podem ser usadas para a rede.

    Loading...
  2. Corte os postes de 5 por 10 cm na altura desejada, ou peça que eles sejam cortados em uma loja de ferragens. Adicione 30 cm à altura para que seja possível afundar os apoios no chão.

  3. Coloque os postes de apoio em paralelo em uma superfície, e meça 30 cm da ponta de cada um. Faça uma pequena marca para indicar a parte da estrutura que vai se nivelar com o solo.

  4. Organize as ripas estreitas através dos dois postes de apoio em um ângulo de 45 graus, trabalhando apenas em uma direção, e cole-as no lugar com cola de madeira.

  5. Continue com as ripas, desta vez indo na direção oposta para criar o efeito da estrutura. Cole-as aos apoios e ao primeiro conjunto de ripas.

  6. Utilizando uma pistola de pregos ou martelo, pregue as juntas que foram coladas aos apoios utilizando pregos de acabamento, isso vai certificar a segurança da treliça.

  7. Deixe a estrutura secar por 24 horas.

  8. Use um serrote para serrar as bordas que sobram do lado de fora dos apoios. Você pode, opcionalmente, envernizar ou pintar a treliça antes de instalá-la no jardim.

Loading...

Dicas

  • As partes dos postes que serão afundadas no chão devem ser tratadas com pelo menos uma camada de um preservativo de madeira comercial para evitar que o pé apodreça com o tempo.

O que você precisa

  • 2 postes de 5 por 10 cm
  • Ripas de madeira estreitas de 1,25 por 2,5 cm
  • Cola para madeira
  • Martelo
  • Pregos
  • Serrote

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...