Trepadeiras com flores vermelhas e brancas

Escrito por d. laverne o'neal | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Trepadeiras com flores vermelhas e brancas
As trepadeiras floridas podem encantar (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Há algo mágico nas trepadeiras. Elas parecem quase animadas, as mais vigorosas dentre elas se prendendo a paredes, cercas, arcos e até caixas de correio de uma forma que parece transformar a própria estrutura. Ainda mais, muitas trepadeiras abundantemente floridas chegam a esconder as estruturas por completo. As de floração vermelha poderão acrescentar uma aparência bastante dramática à paisagem de sua casa, enquanto que as variedades de floração branca sugerirão uma pureza incandescente.

Outras pessoas estão lendo

Clematis de outono doce

As clematis de outono doce (Clematis terniflora) floresce tão profusamente que praticamente toma o seu jardim, relata Betty Earl em um artigo da Christian Science Monitor. Se suas flores brancas em forma de estrela não lhe arrebatarem, sua fragrância inebriante com odor de baunilha provavelmente o fará. Essas trepadeiras podem crescer até chegar a nove metros de altura. Como se não fosse o bastante, essas trepadeiras atraem beija-flores e tendem a ser resistentes a coelhos.

Como acontece, além de produzir muitas flores, essa trepadeira também produz grandes quantidades de sementes que podem se espalhar descontroladamente. Em alguns locais, particularmente na América do Sul, essa planta é considerada uma invasora. Verifique em sua cidade se é seguro plantar essa variedade de Clematis.

As Clematis de outono doce gostam de muito sol, mas suas raízes precisam manter-se na sombra. Se você plantar essa trepadeira em um local ensolarado, cubra as raízes com uma pedra plana ou plantas de cobertura de solo. Pelo lado positivo, após a primeira época de cultivo, relata Earl, você poderá abandonar suas obrigações de rega deixando a natureza atender às necessidades de umidade da planta. Ainda melhor, a Clematis de outono doce que floresce sua delicada beleza desde o final do verão até o outono pode sobreviver a invernos rigorosos para retornar imperturbável no ano seguinte.

Passiflora incarnata

A Passiflora incarnata tem, através dos séculos, lançado um feitiço que os missionários espanhóis na América Latina declararam possuir um significado divino. Essa trepadeira, também conhecida como maypop ou flor-da-paixão, oferece folhas grandes lobuladas e flores de oito centímetros. Cada flor possui dez pétalas brancas sobre as quais filamentos brancos e roxos parecem flutuar. Seu estigma também é branco.

A Passiflora incarnata prende-se através de gavinhas a arbustos, árvores, cercas, grades e outras estruturas, podendo alcançar uma altura de três metros. Ela prospera na luz do sol e solo úmido e, apesar de sua origem tropical, vive em invernos rigorosos.

Trepadeiras com flores vermelhas e brancas
A Passiflora incarnata pode sobreviver a invernos rigorosos (passion flower image by Edsweb from Fotolia.com)

Trombeta

A trepadeira trombeta (Campsis radicans) também é chamada de trepadeira rastejadora trombeta e coceira de vaca. Ela apresenta flores em formato de trombeta escarlates, bem como alaranjadas e amarelas, que atraem beija-flores e também abelhas. Como a Clematis de outono doce, ela sobe facilmente, criando uma tela ideal para privacidade e tolerando bem as secas. Ela pode até mesmo viver em temperaturas baixas próximas a 1 °C e pode alcançar uma altura de nove metros.

A trombeta prefere o sol pleno e solo bem drenado. Essa planta indolente pode tolerar solos arenosos ou argilosos. Ao manusear essa trepadeira, proteja suas mãos com luvas, pois ela é conhecida por causar inflamações na pele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível