Três causas do aquecimento global

Escrito por gabrielle nicolet Google | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Três causas do aquecimento global
O derretimento dos gelos polares pode ter um efeito devastador sobre todas as formas de vida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O aquecimento global é causado devido ao efeito estufa. No entanto, a taxa atual é preocupante. O aquecimento tem efeitos devastadores, causando secas, tempestades intensas e escassez de alimentos. O derretimento dos icebergs e o aumento dos níveis do mar também podem causar a extinção de animais como o urso polar. Os seres humanos estão contribuindo para agravar o problema ao lançar gases na atmosfera.

Outras pessoas estão lendo

Dióxido de carbono

Os seres humanos provocam uma quantidade excessiva de gases do efeito estufa, incluindo dióxido de carbono ou CO2. Toda vez que algo queima, esse composto químico é lançado na atmosfera. Os combustíveis fósseis, que são usados para abastecer carros e aviões, são sua principal fonte. Plantas e árvores armazenam o composto e quando as árvores são destruídas para a construção de casas e edifícios, ele é lançado de volta na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global. De acordo com o site A Cooler Climate.com, no texto “O que causa o aquecimento global? Saiba quais as maiores causas humanas das alterações climáticas", em tradução livre, a vida vegetal nos oceanos armazena dióxido de carbono, mas devido ao aumento das temperaturas essas plantas subaquáticas também estão morrendo.

Metano

O gás metano é muito mais potente do que o dióxido de carbono e é criado quando bactérias quebram matéria orgânica que não contém oxigênio, de acordo com o artigo “As causas do aquecimento global", em tradução livre, da National geographic. Esse hidrocarboneto é produzido durante os processos digestivos de humanos e animais e é liberado à atmosfera. A expansão da agricultura leva ao aumento dos níveis de gás metano. Arrozais, aterros e vazamentos de gás também são fontes primárias de poluição por esse gás. Já os clatratos são pedaços congelados de gelo que ficam no oceano e, quando a temperatura se eleva, descongelam e liberam metano na água, segundo a National Geographic.

Óxido de nitrogênio

A necessidade crescente de se produzir mais alimentos levou ao aumento na utilização de moderna tecnologia e à aceleração do crescimento e da produção de plantações. Por isso, se popularizou entre fazendeiros o uso de fertilizantes com nitrogênio. Toda vez que o solo é fertilizado, o óxido de nitrogênio retém 300 vezes a quantidade de calor que o dióxido de carbono. De fato, estudos provaram que os métodos atuais de cultivo afetaram mais o aquecimento global do que o transporte moderno, de acordo com o site A Cooler Climate.com.

Outras causas

Outras causas do aquecimento global são menos significativas e incluem CFCs HCFCs (clorofluorcarbonetos e hidroclorofluorcarbonetos), componentes orgânicos gerados por refrigeradores e aerossóis, que contribuem para aumentar o buraco na camada de ozônio. Se por um lado a concentração desses gases é menor, eles são muito mais tóxicos ao meio ambiente do que o dióxido de carbono, segundo o site A Cooler Climate.com.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível