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As três fases de um plano de marketing estratégico

Atualizado em 23 março, 2017

Um plano estratégico de marketing é uma importante ferramenta para qualquer organização, quer ela esteja fornecendo um produto ou um serviço. Sem um plano de marketing, as empresas tendem a ser reativas, simplesmente tentando ajustar seus esforços na área de marketing ao ambiente que as cerca. Com um plano estratégico de marketing é possível antecipar e desenvolver um plano preventivo para um produto ou serviço. O processo envolvido em um plano de marketing estratégico pode ser dividido em três fases: planejamento, implementação e análise.

Existem três fases de um plano estratégico de marketing (marketing image by dead_account from Fotolia.com)

Planejamento

A fase do planejamento começa com o desenvolvimento de uma meta para o marketing de seu produto ou serviço. Você deve considerar o que deverá ser alcançado por meio da estratégia; por exemplo, liderança de mercado, preenchimento de um nicho ou, simplesmente, maior consciência de marca. Em seguida, você deverá esboçar ideias ou pensar em formas de alcançar as metas. Tais ideias devem ser reduzidas e desenvolvidas em planos reais e tangíveis. Os planos devem ser cuidadosamente detalhados e ter um orçamento. O orçamento deve abranger todos os recursos necessários, incluindo os financeiros e os humanos. Isso deverá fornecer a você um bom plano que poderá ser implementado.

Implementação

A fase de implementação de um plano estratégico de marketing é a fase na qual as ideias tomam vida. É importante se ater ao plano o máximo que puder, a menos que se torne evidente a existência de erros ou determinados cenários que impeçam a implementação adequada do plano. Essa fase requer um gerenciamento cuidadoso, tendo em vista que envolve trabalhar com várias pessoas que estão tendo contato com o plano pela primeira vez. A comunicação adequada é uma necessidade para que garanta que todos estejam na mesma página e, ainda, que o plano esteja sendo seguido adequadamente.

Análise

A fase final do plano estratégico de marketing é a análise. A análise toma lugar no final de uma campanha de marketing. O objetivo dessa fase é verificar os sucessos e as falhas do esforço de marketing. O que se precisa determinar é se o plano funcionou e, se não funcionou, por que não? Isso deverá ser feito usando dados quantitativos, como números de venda, e dados qualitativos, como pesquisa com o consumidor. Geralmente, será bom discutir os sucessos e as falhas junto com um grupo de pessoas que poderá mostrar outras informações. No final, você deverá escrever um relatório destacando os sucessos e as falhas do esforço de marketing, com recomendações para o futuro.

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