×
Loading ...

Três maneiras de deixar um eletroímã mais forte

Atualizado em 23 março, 2017

O eletroímã é um ímã induzido por corrente. Basicamente, trata-se de uma corrente elétrica circulando em torno de um material mais ou menos magnetizável, como uma barra de ferro. A corrente e o número de vezes em que ela circula determina a força do ímã. Portanto, o que fortalece um eletroímã é o mesmo que deixa uma corrente mais forte.

O eletroímã é um ímã induzido por corrente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Lei da indução

À medida que a corrente passa por um arame reto, um campo magnético circular é gerado em volta dele. Quando o arame é transformado em um arco, a corrente gera um campo magnético paralelo ao seu eixo. Se mais voltas forem adicionadas uma em cima da outra, como em uma bobina ou solenoide, a força do ímã será aumentada.

A fórmula do campo magnético dentro de uma bobina é a corrente multiplicada pela densidade do número de voltas multiplicada por uma constante.

Loading...

Aumente a contagem de voltas

Através da equação do campo magnético dentro de um solenoide, aumentar o número de voltas por comprimento de unidade (n) do arame em torno do material magnetizável aumentará o campo magnético aplicado ao material, o que, por sua vez, fortalece seu próprio campo magnético.

De forma semelhante, envolver o material com um arame mais grosso tem o mesmo efeito, mas a corrente deve ser aumentada. Como um rio que se alarga, um condutor mais grosso permite que mais corrente passe.

Reduza a resistência

Uma outra forma de aumentar a corrente é reduzir a resistência. Um arame mais condutivo poderia ser usado ou o circuito pode ser encurtado entre a fonte de energia elétrica e o ímã.

Aumente a voltagem

Uma outra forma de aumentar a corrente é usar uma força eletromotora ou voltagem maior. A fórmula pertinente é V=IR, que é a definição de resistência. Se V é a queda no potencial elétrico em todo o circuito e R é a resistência em todo ele, a corrente (I) através de qualquer ponto do circuito pode ser aumentada elevando-se a voltagem aplicada.

Mude de CA para CC

Se o circuito for alimentado por corrente alternada, uma outra possibilidade é trocar para corrente contínua na mesma voltagem. A corrente contínua é superior porque uma corrente alternada altera a polaridade magnética do ímã antes que ele tenha tempo para adquirir força total.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...