on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que são as três ondas do feminismo?

Atualizado em 17 abril, 2017

As três ondas do feminismo referem-se principalmente a escolas e eras do pensamento feminista bem como às filosofias políticas relacionadas. Essas três ondas são sobretudo norte-americanas. Refletem-se um pouco em outras sociedades ocidentais, mas não de maneira direta sobre elas, e elas não incluem o pensamento feminista em países não ocidentais, nem refletem a filosofia feminista antes de meados do século XIX.

O termo "feminismo" é derivado do francês, "feminisme", cunhado pela primeira vez por Charles Fourier (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Primeira onda do feminismo

A primeira onda estava associada às primeiras tentativas de adquirir igualdade no lar, em termos de propriedade e contratos. Em outras palavras, empenhava-se acabar com o sistema que tornava mulheres e crianças essencialmente uma propriedade de seus maridos. Também incluía esforços do movimento de temperança, para banir ou reduzir a disponibilidade do álcool e dar melhores oportunidades à educação feminina. A primeira onda culminou com o movimento sufragista das mulheres que lhes garantiu o voto em 1920.

Loading...

Segunda onda do feminismo

A segunda onda incluía o movimento de liberação das mulheres e começou na década de 1960; os defensores dessa segunda onda continuam ativos. Seu foco está no elo entre desigualdade social e cultural, bem como política. É, em grande parte, definida pela frase "O Pessoal é Político", título de um ensaio de 1969 de Carol Hanisch. A segunda onda de feminismo tentou combater a desigualdade e o preconceito sempre que fosse encontrado, incluindo no lar, local de trabalho, escola e na política.

Terceira onda do feminismo

A terceira onda começou nos anos 1990 em resposta à percepção das falhas na segunda onda e em reação a ela. É uma abordagem mais holística ao feminismo já que combate a desigualdade resultante de idade, etnia, orientação sexual, situação econômica e educação assim como sexual. Essa terceira onda também é conhecida por vários outros nomes, entre os quais feminismo "girlie" (menininha), feminismo de lábios pintados, feminismo "riot grrl" (de riot girl, ou garota revoltada) e outros. É um ponto de partida e suas definições iniciais são encontradas em um ensaio de Rebecca Walker intitulado "Becoming the Third Wave" (Tornando-se a terceira onda).

Além da terceira onda

A filosofia feminista moderna inclui defensores tanto da segunda como da terceira onda e outros. À medida que a comunicação global e a imigração aumentam, é provável que o feminismo veja mais mudanças. As ondas de feminismo eram principalmente de origem e filosofia ocidentais; as mulheres de outras culturas estão em estágios diferentes em termos de direitos, além de terem ideias diferentes sobre feminilidade. Mesmo no ocidente existem outras escolas variadas de pensamento feminista, incluindo ecofeminismo, pós-feminismo, feminismo pós-moderno e feminismo individualista.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...