Três Porquinhos: ideias artísticas

Escrito por erica loop | Traduzido por monique oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Três Porquinhos: ideias artísticas
Crie artes baseadas na história dos Três Porquinhos (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

"Os Três Porquinhos" é uma história clássica adorada pelas crianças por séculos. Embora o conto tenha muitas versões, o mais conhecido surgiu provavelmente da versão de 1898, de Joseph Jacobs. Se seu pequeno é fã desse clássico infantil, experimente um projeto de arte que seja baseado nos personagens criativos e cheios de ação da história.

Outras pessoas estão lendo

Bonecos de saco de papel

As crianças podem criar bonecos coloridos com saco de papel para cada um dos personagens principais dos "Três Porquinhos". Comece com um saco tamanho padrão de sanduíche virado para que a aba fique no topo e de frente para você. Crie o rosto de um porco ou de um lobo na aba usando marcadores, tintas ou recortes de papel. Decore o resto do saco, frente e verso de forma que coincida com o personagem. Crie camisas xadrez ao estilo fazenda e macacões para os porcos ou uma fachada peluda para o lobo. Use pedaços de tecido ou pelos artificiais para dar textura ao fantoche. Pinte com têmpera ou tinta guache ou desenhe roupas com marcadores e lápis de cor.

Fantoches de bastão

Encene uma peça inspirada nos "Três Porquinhos" usando fantoches de personagens criados pelas crianças. Reúna os seguintes itens: pratos de papel, cola branca não tóxica, papel cartão, palitos de sorvete e marcadores ou giz de cera. O prato será o rosto do personagem. Corte triângulos rosas e uma figura oval como as orelhas e o nariz do porco, e triângulos cinzas para as orelhas do lobo mau. As orelhas devem ter cerca de seis centímetros de altura por seis de largura, e o nariz, 6 centímetros de diâmetro. Cole as orelhas na parte superior do prato e o nariz do porco no centro. Use marcadores ou giz de cera para fazer os olhos, o nariz e a boca do lobo. Cole o palito atrás, deixando mais ou menos 2 cm escondidos atrás do prato e o restante visível para poder segurar.

Casas dos porquinhos

Crie casas de feno, madeira e alvenaria utilizando utensílios domésticos reciclados e materiais de arte. Comece com uma caixa de leite, a metade da parte superior dela ou uma caixa de sapatos infantis. Isso servirá como corpo da casa. Cubra a caixa com papel de embrulho marrom. Cole materiais diferentes para cada uma das casas. Experimente palha, corte papel amarelo ou sisal para a casa de palha; palitos de sorvete para casa de madeira e retângulo em forma de peças de barro para a casa de tijolos. Crie um telhado cortando um pedaço de papel ou papelão em um retângulo de 16x10 cm para uma embalagem de leite ou um pouco maior para uma caixa de sapatos. Dobre ao meio, cubra com os materiais que correspondam ao material da casa e coloque sobre a caixa.

Livros ilustrados

As crianças podem criar o seu próprio livro de histórias ilustradas do conto. Corte dois quadrados de papelão medindo 20x20 cm. Para economizar, use os lados de uma embalagem de cereais (com isso é possível incluir uma aula sobre reciclagem/ meio ambiente). Corte três pedaços de papel cartão ou de um desenho branco do mesmo tamanho do papelão. Use um furador para fazer dois furos no lado esquerdo do cartão e do papel, sendo um de dois centímetros no topo e outro na parte inferior. Junte as partes do livro enfiando um pedaço de fita ou fio nos buracos. Desenhe uma imagem cênica por página, começando com os porquinhos, o lobo e a casa de palha na primeira página. A segunda terá os personagens e a casa de palitos, e a última página terá a casa de tijolos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível