Três tipos de coordenação motora

Escrito por kimberly turtenwald | Traduzido por raissa oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Três tipos de coordenação motora
As habilidades motoras de cada criança se desenvolvem em diferentes ritmos (Young child with a phone isolated on the white background image by Vasiliy Koval from Fotolia.com)

As crianças crescem em ritmos diferentes, mas, em geral, seu desenvolvimento segue um determinado padrão. Médicos, professores e pais se utilizam da análise das habilidades motoras para determinar se o desenvolvimento de uma criança é adequado para sua idade ou se ela precisará de terapia especial para chegar aonde deveria estar. Três tipos diferentes de habilidades motoras são monitorados.

Outras pessoas estão lendo

Habilidades motoras gerais

As habilidades motoras gerais se referem aos movimentos corporais mais amplos. Um recém-nascido quase não tem controle sobre seu corpo, e esse é o tipo de habilidade motora que se desenvolve mais rapidamente. Quando o bebê está com alguns meses, ele geralmente já consegue levantar sua cabeça e rolar para os lados. Eles então começam a engatinhar e andar. Perto dos 3 anos, as crianças começam a correr, pular e saltar - todas são habilidades motoras gerais. Aos 6 anos, a criança já deve ter uma boa coordenação motora geral.

Habilidades motoras finas

As habilidades motoras finas demoram mais para se desenvolver do que as gerais e são completamente ausentes em recém-nascidos. Suas mãozinhas abrem e fecham sem que eles pensem ou desejem isso. Em alguns meses, no entanto, o bebê começa a conseguir segurar objetos desajeitadamente. Ao final do primeiro ano, muitos bebês conseguem usar o polegar e o dedo indicador para segurar pequenos objetos. Isso é chamado de preensão em pinça. Conforme a criança cresce, ela conseguirá segurar um lápis de cera e colorir, cortar com uma tesoura e comer com garfo e colher. Crianças muito pequenas, que estão no jardim, ainda não têm sua coordenação motora fina desenvolvida. Isso virá com a prática.

Equilíbrio e coordenação

Equilíbrio e coordenação são, na verdade, uma combinação de habilidades motoras gerais e finas. Devido ao fato de ambos os tipos de habilidades serem necessários, o equilíbrio e a coordenação são muitas vezes as últimas habilidades motoras dominadas pela criança. No entanto, os bebês começam a trabalhar essas habilidades desde o início, aprendendo a se concentrar em um objeto de cada vez. As crianças também devem aprender a usar seus olhos e mãos ao mesmo tempo. Participar de atividades como pintura, construção com blocos e modelagem com argila pode ajudar a criança a desenvolver seu equilíbrio e coordenação. Essas habilidades são necessárias para realizar determinadas tarefas.

Ajuda com a coordenação motora

Embora não haja um momento específico no qual todas as crianças devem adquirir determinadas habilidades motoras, há um intervalo de tempo que é considerado normal. Às vezes as crianças saem dessa faixa de normalidade, causando preocupação entre os pais, professores e médicos. A criança é muitas vezes encaminhada para avaliação por um especialista para determinar se ela se beneficiaria de terapia. Se for determinado que o desenvolvimento de uma criança está atrasado em relação aos seus coleguinhas, a terapia física ou ocupacional pode ser recomendada para ajudá-la a se recuperar. Os pais também podem ser instruídos a fazer atividades em casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível