×
Loading ...

Três tipos de personalidades em crianças

Cada criança desenvolve uma personalidade específica. Além de já ter uma essência que nasce com ela, a sua experiência com o mundo ao seu redor vai lhe mostrar como ela prefere pensar, sentir e agir. Os tipos de personalidade das crianças podem cair em três categorias: sensorial ou intuitiva, racional ou emotiva e introvertida ou extrovertida. Desses pares, uma criança muitas vezes preferirá um ao outro. Essa preferência pode afetar o modo como ela responde às situações e às pessoas.

Toda criança tem uma personalidade única (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Sensorial ou intuitiva

A criança, muitas vezes, prefere sentir as coisas ou usar sua intuição para aprender sobre o mundo ao seu redor. Uma criança sensorial tende a ser cautelosa e a gostar de fatos e rotinas. Ela será altamente sensível aos detalhes e experimentará as coisas principalmente através dos seus sentidos, como o tato e a audição. Uma criança que prefere intuir apreende conceitos e vê uma imagem maior das coisas, incluindo quaisquer padrões, antes de ver os pequenos detalhes. Elas, muitas vezes, são muito criativas. A imaginação e a fantasia são importantes para uma criança intuitiva; muitas vezes ela vai querer escrever para se expressar e adora ouvir histórias.

Loading...

Emocional ou racional

O tipo de personalidade de uma criança afeta a forma como ela prefere tomar decisões. Decisões importantes dependem geralmente se a criança prefere sentir ou pensar. Uma criança que prefere pensar vai achar fácil compreender argumentos racionais e ver a lógica por trás de um acontecimento ou de alguma coisa específica que ela precise fazer. As características de uma criança emocional quando confrontada com a necessidade de tomar uma decisão incluem ser impulsivas, ativas e guiadas pelos sentimentos. Ela provavelmente vai preferir agir de acordo com suas emoções antes de pensar nas consequências. Ela pode optar por responder fisicamente a muitas situações.

Introvertida ou extrovertida

Todas as crianças têm necessidades, mas essas necessidades serão diferentes dependendo se elas são introvertidas ou extrovertidas. Uma criança introvertida vai gostar de passar tempo sozinha e, geralmente, vai precisar de tempo para si mesma em sua rotina para relaxar. Este tipo de personalidade é associado a uma preferência emocional durante a tomada de decisão. Uma criança introvertida pensará bastante consigo mesma e encontrará sentido nas coisas quando estiver sozinha. Uma criança extrovertida prefere estar cercada por pessoas e se sente mais confortável com os outros do que sozinha. Ela vai gostar de brincar com seus amigos e tenderá a ser mais intuitiva.

Uma criança extrovertida prefere passar muito tempo com os amigos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Identificando o tipo de personalidade do seu filho

Aprender a responder bem à personalidade do seu filho pode melhorar seus pontos fortes, por isso é importante não se apressar em identificar o tipo de personalidade dele. A maioria das crianças apresentam comportamentos diferentes ao longo de um período de tempo, então os pais devem buscar padrões e optar por responder adequadamente quando tiverem certeza do comportamento recorrente. Técnicas fundamentais na criação dos filhos, como ouvir e ser empático, podem ajudá-lo a conhecer a personalidade do seu filho e a aprender a respeitá-lo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...