Mais
×

Como tricotar um bolero para meninas

Atualizado em 20 julho, 2017

Os boleros são uma peça de roupa leve, semelhante a um cardigã, porém mais curta, que cobre apenas o ombro de quem o está vestindo, sem esconder a peça de baixo. Faça o bolero com uma lã macia e você terá o agasalho perfeito para noites frias, nas quais uma jaqueta pode ser muito pesada, mas está muito frio para sair sem blusa. Essa receita é para um bolero que servirá em uma menina de 3 anos de idade, dependendo da sua escolha de fios e agulhas.

Instruções

Tricote um bolero para menina (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Coloque 32 pontos na agulha e faça a primeira carreira em ponto meia.

  2. Faça a segunda carreira da seguinte forma. Comece com 8 pontos tricô e coloque um marcador de ponto. Faça 16 pontos tricô adicionais e marque, depois mais 8 e marque. Deste modo você estabelecerá a localização das duas mangas e das costas do bolero.

  3. Faça uma carreira em ponto meia. Essa é a carreira do avesso, que ficará do lado de dentro da peça.

  4. A carreira seguinte deve ser feita em ponto tricô, aumentando os pontos da seguinte forma: faça pontos tricô até passar um ponto do primeiro marcador, aumente um ponto tricotando o lado direito e o avesso do mesmo ponto, deslize o marcador, aumente mais um ponto e depois siga tricotando normalmente a carreira até um ponto antes do marcador seguinte. Aumente um ponto, deslize o marcador e aumente mais um. Você terá aumentado 4 pontos no total: 1 para cada manga e 2 para as costas.

  5. Repita os passos 3 e 4 nas próximas 18 carreiras. Quando tiver terminado de aumentar os pontos o total será de 108 pontos, sendo 27 de cada manga e 54 das costas.

  6. Começando do lado direito, faça pontos tricô até chegar no primeiro marcador. Passe um pedaço de sobra de lã por dentro dos pontos que não foram feitos e deixe-os de lado, pois você não irá trabalhar com eles por enquanto.

  7. Tricote os pontos da manga até que ela fique com 10 cm de comprimento. Termine a manga fazendo 2,5 cm de comprimento em ponto barra (2 tricô e 2 meia alternados) e arremate com este mesmo padrão. Corte a lã.

  8. Faça a segunda manga, colocando de volta na agulha os pontos que estão depois do segundo marcador. Você deverá começar a tricotar usando o novelo do qual a lã foi cortada no passo 7. Siga tricotando até que a manga fique com 10 cm de comprimento e finalize fazendo o ponto barra (2 tricô, 2 meia) por 2,5 cm e depois arrematando. Corte a lã.

  9. Use a mesma lã para fazer as costas. Coloque os pontos restantes de volta na agulha e termine essa primeira carreira em ponto tricô. Faça a próxima em ponto meia e siga alternando os pontos pelas próximas 15 carreiras.

  10. Finalize o bolero fazendo um padrão diferente. Escolha 3 pontos a cada 4 carreiras e faça pontos tricô e meia alternados. Essa será a sua primeira carreira em ponto semente. Continue tricotando com esse padrão, sempre começando com um ponto tricô.

  11. Faça a barra em ponto semente até que ela tenha 2,5 cm de comprimento. Arremate e esconda os fios soltos e o bolero está pronto.

O que você precisa

  • Lã de espessura média
  • Agulhas de tricô tamanho 7
  • Fita métrica
  • Tesoura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article