Mais
×

Como tricotar botas para bebês

Atualizado em 17 abril, 2017

Apesar de ser mais fácil comprar o primeiro par de botas para um recém-nascido, é sempre mais divertido tricotá-las (nas cores pastel da moda) e dar como um presente no chá de bebê. Essas instruções são para tricotar um par de botas de bebê para um bebê de aproximadamente seis meses.

Instruções

Aprenda a tricotar botas para bebês (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  1. Escolha uma linha macia e leve em uma cor pastel sólida ou estampada adequada para bebês. Mesmo que as instruções exijam apenas um novelo, é sempre bom comprar uma a mais para o caso de faltar. Tricote um pequeno quadrado para ter certeza de que a amostra fique certa. Amostra: 15 pontos = cinco centímetros, 15 carreiras = cinco centímetros.

  2. Monte 34 pontos na agulha. Faça 22 pontos meia na primeira carreira. Vire as agulhas e, na carreira 2, faça apenas 10 pontos. Faça 10 pontos para a carreira três. Continue até ficar com apenas 14 carreiras, formando o que é chamado de ponto musgo.

    Passo 2
  3. Faça o pé da bota para o bebê juntando e tricotando os 12 pontos que sobraram na agulha esquerda em apenas uma carreira. Para a próxima, faça 12 pontos meia. Faça isso tricotando através do primeiro ponto de cada carreira nas bordas da sola do pé (que você acaba de terminar). Continue fazendo mais 10 pontos a partir da sola (pegando das bordas e fazendo 14 pontos) do outro lado da mesma. Na próxima carreira, faça 12 pontos, continuando a partir do primeiro ponto de cada uma das 14 carreiras da borda. Faça mais 10 pontos da sola e então repita os 14 pontos na borda. Faça os 12 pontos restantes. Isto deverá resultar em um total de 62 pontos tricotados para a sola da bota. Continue fazendo o ponto musgo como antes até que tenha três centímetros ou nove carreiras no total.

    Botas para bebês
  4. Termine de tricotar as botas lentamente fazendo diminuições nas próximas três carreiras. Carreira 1: Diminua fazendo dois pontos juntos, mais 27 pontos e dois juntos duas vezes, mais 27, e mais dois juntos. (restando 58 pontos) Carreira 2: Faça dois pontos juntos, mais 25 pontos e novamente dois juntos. (restando 54 pontos) Carreira 3: Faça dois pontos juntos, faça dois juntos duas vezes, mais 23 pontos, e então mais dois juntos. (sobrando 50 pontos). Arremate.

  5. Faça as alças montando 32 pontos e fazendo duas carreiras. Na terceira, faça dois pontos e faça uma laçada, criando uma casa para botão. Faça dois pontos juntos e continue até o fim da carreira. Faça mais uma carreira e arremate. Faça a segunda alça trabalhando a casa para botão quando chegar no fim da carreira.

  6. Termine a peça colocando-a em uma tábua de passar. Coloque uma toalha bem úmida ou um pano úmido limpo sobre ela e passe a ferro quente. Passar a peça faz com que ela fique mais lisa e plana, facilitando que seja costurada e que tenha pontos iguais.

  7. Use linha e agulha para costurar os pontos da parte de trás. Então, costure os 12 pontos centrais dos pontos montados para a alça até os 12 pontos montados no centro da parte de trás. Finalize costurando a outra alça no botão, da mesma forma, mas do lado oposto. Deixe-a de lado, para esfriar.

Dicas

  • Bebês crescem muito rápido. É sempre melhor fazer as botas de um tamanho um pouco maior, do que fazê-las em um que possa não servir depois de um mês.
  • Botas menores são ótimas para bebês dormirem. Cobertores não são seguros para bebês, mas estas botinhas vão manter seus pés quentes.

O que você precisa

  • Agulha de tricô de 2,25 mm
  • Tesoura pequena
  • Régua
  • Um novelo de linha
  • Lápis e papel
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article