×
Loading ...

Como tricotar duas partes de gola redonda

Atualizado em 19 julho, 2017

Os detalhes fazem a roupa. Por isso, adicione uma gola bem feita à sua blusa de tricô ou ao seu casaco para embelezá-lo. As golas podem ser tricotadas diretamente nas roupas ou trabalhadas separadamente e depois aplicadas. Os dois métodos têm suas vantagens e desvantagens. Tricotar uma gola separadamente te dá uma liberdade de forma e de desenho adicional.

Instruções

Tricote uma gola em duas partes em uma roupa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Determine o tamanho da gola que você precisa, seja lendo instruções de modelo ou medindo o pescoço da pessoa para quem você está fazendo o trabalho. Divida a medida pelo meio e adicione aproximadamente 1 cm para esse número como espaço para costura (onde você irá costurar as duas metades da gola juntas).

    Loading...
  2. Tricote uma amostra no seu modelo de ponto para fazer o cálculo (pontos/cm). Por exemplo, digamos que você tenha seis pontos a cada 2,5 cm e a medida total do pescoço seja 46 cm. Dividindo 46 por 2, você tem 23 cm. Adicione 1 cm de espaço de costura para um total de 24 cm. Uma vez que seu cálculo de tricô é de seis pontos para cada 2,5 cm, multiplique 2,4 x 24 = 58 pontos.

  3. Faça pontos bem soltos para a sua gola — 58 pontos no exemplo. Utilize um método atraente e firme de fazer os pontos, como o ponto rabo de gato, já que a gola vai ficar visível. Assegure-se de que deixou a borda do ponto solta, senão ela não vai esticar em um semicírculo.

  4. Tricote sua cola seguindo as instruções do modelo. Se você não estiver seguindo um modelo, simplesmente costure em cordões de tricô: tricote toda a fila. Faça um ponto maior no começo de cada fila, tricotando na frente e atrás do primeiro ponto. Trabalhe até que a gola esteja do tamanho que desejar. Para o exemplo, trabalhe até que a gola tenha uma largura de aproximadamente 4 cm. Faça o ponto solto. Repita o procedimento na segunda metade da gola.

  5. Costure as duas metades da gola na parte nas bordas onde não há pontos aumentados, utilizando uma agulha de cerzir e o mesmo fio que você usou para tricotar as partes.

  6. Costure a gola na roupa, prendendo a parte dos pontos aumentados no tecido.

Loading...

O que você precisa

  • Agulhas de tricô
  • Fio
  • Agulha de cerzir

Referências

Loading ...
Loading ...