Como tricotar uma meia com o caimento perfeito

Escrito por ramona french | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tricotar uma meia com o caimento perfeito
Tricote meias com caimento perfeito (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

As meias são o projeto de tricô ideal. São portáteis, tornando possível que você carregue a linha, as agulhas e as meias em seus bolsos ou em uma bolsa pequena. Geralmente é possível tricotar um par de meias com uma meada de 100g de linha, significando que você pode se dar ao luxo de usar linhas especiais sem quebrar o orçamento. E, mesmo com agulhas menores, tricotar meias não é um processo demorado. O segredo para fazer meias com um bom caimento é tricotar uma amostra para saber suas medidas, e medir seu pé para que possa montar o número correto de pontos. Para tricotar meias, você precisa saber como montar pontos, fazer os pontos meia e tricô, aumentar e diminuir pontos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Linha
  • Agulhas de tricô
  • Alfinetes de costura
  • Fita métrica
  • Bloco de notas e caneta

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Monte 40 pontos com a linha e as agulhas que você planeja usar para as meias. Em geral, o rótulo das linhas indica o tamanho adequado das agulhas. Faça o ponto meia até ter um quadrado de 10 centímetros.

  2. 2

    Meça 10 centímetros nos lados da amostra e coloque um alfinete em cada lado. Conte o número de pontos em uma carreira de pontos entre cada alfinete e anote. Por exemplo, se contar 24 pontos entre os alfinetes, sua medida é 24 pontos por 10 centímetros.

  3. 3

    Meça 10 centímetros de cima a baixo. Coloque um alfinete em cada extremidade e conte as carreiras entre os alfinetes. Por exemplo, se tiver 20 carreiras, sua medida é 20 carreiras a cada 10 centímetros, ou 2 a cada 1 centímetro. Anote isto também.

  4. 4

    Tire as medidas ao redor do arco do seu pé no ponto mais alto. Multiplique os centímetros em volta do arco pelo número de pontos por centímetro em sua medida. Arredonde o número para mais ou para menos até que tenha um número divisível por quatro. Este é o número de pontos que você montará se estiver tricotando as meias de cima para baixo. Se for começar da ponta dos pés, vai precisar aumentar quatro pontos a cada carreira, desde a primeira até atingir o número exigido de pontos.

  5. 5

    Comece ou termine na ponta dos pés com 16 pontos, oito em cada uma das duas agulhas, para pés mais estreitos. Comece ou termine na ponta dos pés com 20 pontos, 10 em cada agulha, para pés médios, e 24 pontos, 12 em cada agulha, para pés largos. Se você estiver fazendo as meias da ponta dos pés para cima, começará com 16, 20 ou 24 pontos. Se estiver fazendo as meias de cima para baixo, começará diminuindo na parte de baixo dos dedos e diminuirá até que tenha atingido o número exigido de pontos. Junte os últimos pontos para fechar o dedo.

  6. 6

    Usando cinco agulhas de pontas duplas, sendo quatro para segurar os pontos e uma para tricotar, você pode facilmente experimentar as meias enquanto as estiver tricotando. Meça o comprimento da parte de baixo do seu pé, da ponta do calcanhar até a ponta do dedo mais longo. Multiplique pelo número de carreiras por centímetro nas suas medidas. Isto dirá aproximadamente quantas carreiras você terá que tricotar para os seus pés. Se você estiver começando dos dedos, faça da ponta dos dedos até 5 centímetros da ponta do calcanhar, e então comece a diminuir para o calcanhar. Se estiver fazendo de cima para baixo, tricote da ponta do calcanhar até a ponta dos dedos ou 5 centímetros a menos do que o tamanho total de seu pé, e então comece a diminuir para fazer o formato dos dedos.

  7. 7

    Faça os punhos como desejar. Se estiver fazendo meias longas, tire as medidas ao redor da parte mais estreita de suas pernas abaixo do joelho, ao redor da parte mais larga de suas canelas e ao redor da parte mais estreita dos tornozelos. Tire as medidas do tamanho de suas pernas do joelho até a junta do tornozelo. Multiplique o número de centímetros ao redor do joelho por suas medidas e monte o número resultante de pontos na agulha. Aumente os pontos gradualmente até que tenha o número de pontos necessário para a parte mais larga da canela. Em seguida, gradualmente diminua os pontos até que tenha o número certo para os tornozelos. Uma vez que tiver tricotado o calcanhar, diminua na nesga até ter o número correto de pontos para seu arco.

Dicas & Advertências

  • Faça ambas as meias ao mesmo tempo. Isto é, faça os dedos de uma meia e então os dedos da outra. Fique alternando entre meias para cada sessão: pé, calcanhar e punho. Você finalizará cada meia em mais ou menos o mesmo tempo, lembrar-se de que quaisquer mudanças feitas em uma meia deverão ser repetidas na outra, e tem menos chances de tricotar apenas uma meia e nunca terminar a segunda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível