Como tricotar uma touca de frio

Escrito por ramona french | Traduzido por letícia resende
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tricotar uma touca de frio
Toucas de lã para inverno são muito fáceis de tricotar (Jochen Sand/Lifesize/Getty Images)

Tricotar uma touca para o inverno é fácil e um bom projeto para iniciantes. Ele requer uma pequena quantidade de lã, geralmente menos do que uma meada. Você precisará saber como fazer tricô e ponto reverso e vai aprender um padrão de nervura e como diminuir o número de pontos. Escolha fios de lã do tipo superwash bem volumosos. A lã é mais quente do que o acrílico e não encolhe na lavagem. Use o tamanho da agulha recomendado na etiqueta do novelo. Tricote seu primeiro chapéu com uma cor só e, quando estiver mais acostumado, experimente padrões mais ousados ​​e diversas variedades de fios.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Caderno e caneta
  • 180 m de fios de lã (tipo superwash)
  • Agulha circular, de 40 cm ou o tamanho recomendado no rótulo do novelo
  • 5 agulhas de pontas duplas, do mesmo tamanho da agulha circular
  • Marcador
  • Agulha para fios grossos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Meça o diâmetro da sua cabeça um pouco acima ou abaixo dos ouvidos, onde você quer o chapéu fique. Escreva a medida em centímetros, no caderno.

  2. 2

    Tricote uma amostra para medir o seu indicador. Faça 40 pontos e tricote em ponto stockinete por 10 cm. Ponto stockinette é o padrão que você terá quando tricotar uma linha e fazer um ponto reverso na próxima, trabalhando indo e voltando com a agulha, e não em roda.

  3. 3

    Meça 5 cm de uma fileira. Conte o número de pontos (cada V é um ponto) e divida por dois, para obter o número de pontos por cm. Essa é a medida. Anote-a no caderno.

  4. 4

    Multiplique a sua medida pelo número de cm do diâmetro da sua cabeça. Se necessário, subtraia um ou dois pontos, para torná-lo um número divisível por quatro. Por exemplo, se a sua medida for de 4 pontos por 2,5 cm e a sua cabeça tiver em torno de 52,1 cm, o número resultante de pontos necessários seria 208. Se o número não for divisível por quatro, então subtraia dois pontos.

  5. 5

    Encaixe o número necessário de pontos na agulha circular, de acordo com o seu cálculo. Use um marcador, que pode ser algo tão simples quanto um laço de lã em cor contrastante, no início da linha. Junte os pontos em um círculo, certificando-se de que a linha de pontos não esteja torcida.

  6. 6

    Tricote dois pontos e volte dois pontos em torno de todo o círculo, até chegar de volta ao marcador. Mova o marcador para a agulha da mão direita e mantenha o padrão de ir e voltar de dois em dois pontos. Esse é um ponto de nervura. Continue tricotando até o chapéu medir 5 cm. Continue movendo o marcador da ponta da agulha da mão esquerda para a ponta da agulha da mão direita cada vez que você encontrá-lo.

  7. 7

    Mude para o ponto stockinette. Quando tricotar em círculo, basta fazer cada linha (não há necessidade de virar o trabalho e voltar para o outro lado, como faria em uma peça plana). Use esse ponto até o chapéu medir 18 cm, desde o início.

  8. 8

    Divida os pontos uniformemente em quatro agulhas de pontas duplas. Você tricotará com a quinta agulha.

  9. 9

    Tricote oito pontos e dois pontos juntos; juntá-los fará com que você diminua o número de pontos. Repita esses pontos nas quatro agulhas, até chegar novamente no marcador. Em seguida, tricote uma linha, sem diminuir.

  10. 10

    Tricote sete pontos e dois pontos juntos. Repita nas quatro agulhas. Em seguida, tricote uma linha, sem diminuí-la.

  11. 11

    Tricote seis pontos e dois pontos em conjunto. Repita em toda a linha. Em seguida, tricote uma linha, sem diminuí-la.

  12. 12

    Tricote cinco pontos e dois pontos juntos. Repita em torno de toda a linha. Em seguida, tricote uma linha, sem diminuí-la.

  13. 13

    Tricote quatro pontos e dois pontos juntos. Repita em torno de toda a linha. Em seguida, tricote uma linha, sem diminuí-la.

  14. 14

    Tricote três pontos e dois pontos juntos. Repita em torno de toda a linha. Em seguida, tricote uma linha, sem diminuí-la.

  15. 15

    Tricote dois pontos e dois pontos juntos. Repita em torno de toda a linha. Em seguida, tricote uma linha, sem diminuí-la.

  16. 16

    Tricote dois pontos juntos em torno de toda a linha.

  17. 17

    Corte o fio, deixando uma cauda de 15 cm. Use a agulha de fios grossos para puxar o fio através de todos os pontos restantes. Puxe os fios com força, próximo ao topo do chapéu. Utilize a agulha para puxar o fio para dentro. Faça um pequeno nó no último ponto. Arremate as pontas soltas, utilizando a agulha.

Dicas & Advertências

  • Em vez de mudar para o ponto stockinette depois de 5 cm, continue tricotando em ponto de nervura até que você comece a diminuir os pontos para um ajuste mais confortável. Para um punho mais amplo, tricote o chapéu, até que meça 25 cm ou mais, a partir da primeira linha.
  • Depois de duas ou três linhas, você saberá dizer se os pontos estão torcidos ao fechá-los em um círculo. Se isso acontecer, apenas desmanche e comece de novo. É muito mais fácil fazer isso no início do que ter de refazer metade do chapéu.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível