×
Loading ...

Como tricotar com várias cores em tricô circular

O tricô circular exige técnicas levemente diferentes das peças de tricô reto. Quando se tricota de forma circular, nunca se trabalha com o lado avesso da peça, e são feitas espirais ao invés de carreiras. As técnicas para trabalhos em cores podem ser bem adequadas para o tricô circular, como o estilo Fair Isle, ou exigir algumas adaptações, como na Intarsia. Trabalhos simples em cores como listras ou pontos deslizados coloridos funcionam igualmente no tricô reto e no circular.

Instruções

Trabalhos em cores no tricô circular podem consistir de simples listras ou imagens complexas criadas com a técnica intarsia (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Decida como você deseja usar as cores em seu projeto de tricô. Para imagens que envolvem curvas, como fileiras de corações, uma receita de pontos Fair Isle funciona melhor. Receitas com pontos deslizados são boas para estampas geométricas que não usam curvas ou linhas diagonais.

    Loading...
  2. Escolha uma receita de pontos de uma peça colorida no estilo que você tiver escolhido em seu dicionário de pontos. Existem dicionários de pontos disponíveis gratuitamente na internet.

  3. Tricote uma amostra no tricô circular com pelo menos quatro repetições da receita de ponto escolhida. Faça carreiras suficientes para que você tenha pelo menos 10 cm de tricô, sem contar as bordas de montagem e arremate.

  4. Conte o número de pontos e carreiras por centímetro. Multiplique o número de pontos por centímetro pela medida da circunferência inicial de seu projeto. O resultado será o número de pontos que você precisará montar. Multiplique o número de carreiras por centímetro pelo comprimento da peça finalizada, e o resultado será o número de carreiras que você precisará tricotar.

  5. Monte os pontos com a primeira cor especificada na receita. No começo da volta, quando precisar acrescentar outra cor, faça uma laçada com a linha da cor nova em volta da linha anterior. Vá aproximando-a de sua peça até precisar trocar; em seguida, retire a linha com a qual estava trabalhando e comece a trabalhar na cor nova. Repita quantas vezes for necessário para todas as trocas de cores subsequentes.

Loading...

O que você precisa

  • Dicionário de pontos
  • Linha
  • Agulha de tricô
  • Agulha de costura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...