O que é triglicérides

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é triglicérides
Os triglicérides são fundamentais para fornecer energia para nossas células (Chad Baker/Photodisc/Getty Images)

Principais constituintes da gordura animal e do óleo vegetal, os triglicérides nada mais são do que gorduras especificas que podem ou não ser produzidas pelo organismo humano. Presentes no interior do tecido adiposo, os triglicérides são importantes por fornecer energia e proteger os órgãos internos de nosso organismo. Mas, como qualquer gordura, o excesso pode ser extremamente prejudicial. Quando a taxa de triglicérides no sangue é superior 200mg/dl, é hora de acionar o alerta para eliminar gordura, perder peso e cuidar do colesterol. Nesses casos, o acompanhamento médico é indispensável.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Por definição, triglicéride é um éster composto por glicerol e ácidos graxos. Em outras palavras, trata-se de um tipo de gordura natural que protege o organismo humano e fornece uma fonte de armazenamento de energia. No entanto, quando os triglicérides encontram-se em níveis altos na corrente sanguínea, podem causar prejuízos à saúde. Entre as principais doenças relacionadas com o aumento da taxa de triglicérides estão as doenças coronarianas, a obesidade e o colesterol alto.

O que é triglicérides
O aumento do nível dos triglicérides pode provocar doenças do coração (Adam Gault/Digital Vision/Getty Images)

O que os triglicérides fazem

Produzidos naturalmente pelo fígado, os triglicérides possuem um papel importante no nosso metabolismo ao servir como fonte de energia. Como moléculas de gordura com o objetivo de produzir energia, os triglicérides são substâncias diretamente relacionadas com a evolução animal. Dessa forma, é possível afirmar que sem os triglicérides não haveria vida humana. Isso porque todas as células do nosso corpo, sem contar os tecidos e órgãos internos, precisam da energia que provém dos triglicérides para se manter saudáveis. No entanto, um número muito elevado em nosso organismo pode ser prejudicial.

O que é triglicérides
Um exame de sangue é capaz de indicar o nível das taxas de triglicérides (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Riscos

É possível afirmar que, na imensa maioria dos casos, os altos níveis de triglicérides são causados por má alimentação. Carboidratos em excesso, além de bebidas alcóolicas e açúcares em geral aumentam o nível de triglicérides. Casos extremos podem causar pancreatite, uma inflamação severa no pâncreas que pode levar à morte. O controle dos triglicérides em nosso organismo vem principalmente pela alimentação saudável. Uma dieta balanceada acompanhada por exercícios físicos regulares ajuda a manter a taxa de gordura dentro do limite.

O que é triglicérides
A má alimentação é a principal causa do aumento dos triglicérides no sangue (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Alimentos saudáveis

A principal dica para cuidar dos triglicérides é ingerir alimentos saudáveis e apostar na substituição de gordura por opções mais inteligentes. Evite frituras. O óleo presente em qualquer tipo de alimentos fritos é um depósito de gordura. Em vez disso, prefira cozinhar os alimentos em água quente ou à vapor. Se possível, opte por produtos integrais, sobretudo pães e arroz. Os produtos refinados, como arroz branco e farinha de trigo, apresentam grandes quantidades de carboidratos. Fuja de gorduras trans e saturadas, presentes em batatas fritas e em salgadinhos de milho, por exemplo. E faça atividades físicas ao menos três vezes por semana.

O que é triglicérides
Alimentos saudáveis ajudam a manter os níveis de gordura dentro do limite (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível