×
Loading ...

Como fazer um tripé de madeira

Um tripé é algo útil para se ter em mãos quando você estiver em dificuldades. Você pode usá-lo para proteger sua comida ou mochila de animais curiosos e como um bom modo de facilitar o cozimento de alimentos. Pendure uma panela ou chaleira nele para fazer sopas e ensopados sobre as brasas, ou use um grande tripé e uma lona para criar uma tenda improvisada. Um tripé para acampamentos pode ser feito rapidamente usando um machado, uma corda e algumas pequenas plantas. Na próxima vez que você for acampar, tente construir um tripé de madeira simples.

Instruções

Você pode fazer uma tenda usando um tripé (Tipi image by Stefan Kremm from Fotolia.com)
  1. Use o seu machado para derrubar três pequenos galhos. Eles devem ter a mesma espessura.

    Loading...
  2. Use o machado para remover todos os ramos e aparar os galhos para que fiquem no mesmo comprimento. Geralmente, galhos com cerca de 1,8 metros de comprimento funcionam bem, mas serão necessários maiores para fazer um tripé para tenda.

    Use um machado para cortar três galhos (hatchet in a green grass image by Ivo Velinov from Fotolia.com)
  3. Use a faca de caça para afiar cada ponta dos galhos. As extremidades pontiagudas serão enterradas no chão para fazer uma base estável para o seu tripé.

    Afie as pontas com a faca (hunting knife in sheath image by Kathy Burns from Fotolia.com)
  4. Coloque os três galhos no chão com a parte de cima lado a lado. Certifique-se que as extremidades pontiagudas estejam com o mesmo tamanho, para que o tripé fique equilibrado.

    Use um cabo para manter os galhos juntos (garn image by Frank-Peter Funke from Fotolia.com)
  5. Use o cabo ou fio para manter a cabeça dos galhos juntos, fazendo um laço com a corda em torno do galho mais próximo de você. Enrole-o seis vezes em torno de cada estrutura, passando a corda sobre o último galho, o do meio e o último. Você vai terminar com seis voltas em torno de cada estrutura.

  6. Puxe a corda para apertar o laço e, então, faça duas voltas ao redor da estrutura, e por entre os galhos, e aperte novamente. Amarre a corda em um nó simples em volta do galho, fazendo um laço em torno do mesmo e puxando-a de volta para o laço. Faça isso duas vezes.

    Amarre a corda usando um nó simples (Knot image by FJ Medrano from Fotolia.com)
  7. Pegue o tripé e coloque as extremidades pontiagudas na terra, mantendo uma distância igual entre elas. Agora o tripé está pronto e você pode colocar um gancho em S no seu topo para pendurar suas coisas.

Loading...

Dicas

  • Use galhos de madeira verdes para tripés, pois a madeira verde é úmida e resiste a chamas.

Aviso

  • Use qualquer tipo de ferramentas com atenção e siga as práticas seguras de trabalho. Sempre faça da segurança a sua regra número 1.

O que você precisa

  • Faca de caça
  • Cabo ou fio
  • Machado
  • Corda
  • Cinta com dois ganchos em S
  • 3 galhos, com 1,8 metros de comprimento cada

Referências

Loading ...
Loading ...