Quando se deve trocar os amortecedores?

Escrito por chris moore | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quando se deve trocar os amortecedores?
A maioria dos mecânicos recomenda trocar os amortecedores do seu carro a cada 96.000 km (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A maioria dos mecânicos recomenda trocar os amortecedores do seu carro a cada 96.000 km. No entanto, você também deve testá-los uma vez por ano ou a cada 19.000 km. Testar os amortecedores pode ser um procedimento relativamente simples e seguro, trocá-los, no entanto, só deve ser feito por um especialista. O procedimento de substituição depende se os amortecedores estão contidos dentro de conjuntos com molas ou não. Mesmo assim, o procedimento exato sempre varia para cada modelo de veículo.

Outras pessoas estão lendo

Testando os amortecedores

Comece com os pneus e veja se eles estão sendo usados ​​de forma anormal, especialmente em uma extremidade. Veja se o óleo ou gás dentro do amortecedor está vazando e se há qualquer casquilho de corrosão ou gasto. Veja se as molas estão niveladas e se o nível do veículo é menor em uma extremidade do que na outra. Meça a distância entre a roda e o arco da roda e, em seguida, balance o veículo, empurrando para baixo no final. Veja se ele salta imediatamente de volta até o ponto original ou se fica mais baixo.

Trocando os conjuntos dos amortecedores

Levante e apoie a frente ou a traseira do veículo sobre cavaletes e remova as rodas; afrouxar as porcas antes de levantar o veículo torna as rodas mais fáceis de se remover. O conjunto de amortecedores está montado no topo da roda, com os parafusos acessíveis a partir do compartimento do motor ou da porta. Alguns componentes do motor como a bateria ou a caixa do filtro de ar podem precisar de remoção para que se possa alcançar os parafusos e removê-los. Vá sob o veículo e retire todos os outros parafusos da montagem, que normalmente são conectados à barra estabilizadora e ao braço de controle. Você precisa apoiar o braço de controle com um macaco antes de desconectá-lo. Você também pode precisar de um assistente para remover o conjunto dado o seu peso. Use um compressor de mola pesado para comprimir a mola helicoidal e, em seguida, desaperte a porca no topo do absorvedor. Instale o novo amortecedor no módulo e aperte a porca com o torque correto. Tenha muito cuidado ao liberar o compressor de mola. Instale o conjunto dos amortecedores na ordem inversa da remoção.

Trocando os amortecedores sozinho

Quando os amortecedores traseiros não estiverem dentro de conjuntos de bobinas, você pode, em alguns veículos, alcançá-los sem precisar retirar as rodas, mas ainda deve levantar a traseira com cavaletes. Além disso, aumente o diferencial com um macaco de chão para que não haja peso nos amortecedores. Em primeiro lugar, retire o parafuso que liga o amortecedor ao eixo ou direção da junta, em seguida, retire as outras porcas de fixação. Se você precisar compactar o amortecedor para removê-lo e instalar o novo, saiba que isso demandará muita força.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível