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Como trocar os amortecedores e a suspensão de um Nissan Sentra

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O Nissan Sentra possui uma marcha suave e confortável que ajuda na direção e no controle. Após rodar 96 mil km, sob condições normais, substitua as suspensões, para manter a suavidade e a segurança desse tipo de controle.

Instruções

Troque as suspensões do seu carro você mesmo (car repair illustration image by robert mobley from Fotolia.com)

    Troque a suspensão dianteira de um Sentra

  1. Levante a dianteira do Sentra com um macaco automotivo e apoie com cavaletes ou cepos. Use uma barra de ferro para afrouxar e tirar as porcas que prendem as rodas dianteiras. Ponha as rodas de lado. Coloque os cavaletes sob a dianteira do veículo.

  2. Encontre o tubo de travão na parte posterior da roda e siga-o até à suspensão. Retire-o e desconecte o sensor antibloqueio de freio da suspensão. Mova o cavalete por baixo do braço de controle. Deixe-o apoiado, enquanto retira o parafuso inferior que sustenta a suspensão na articulação da direção, com uma catraca e uma chave. Remova as porcas de montagem superiores do suporte com a estrutura. Retire a escora e repita o mesmo procedimento no outro lado do Sentra.

  3. Comprima a mola com um compressor e desconecte o centro da porca de autobloqueio. Organize as peças do conjunto da suspensão de modo que saiba como remontá-las: suporte de montagem, suporte superior, assento superior da mola, a tampa superior, a mola helicoidal, o arranque do pistão e o amortecedor do rebote. Reponha a suspensão e outras peças que estiverem com desgaste. Comece a remontar a unidade do amortecedor, ajustando a chave de torque para 43 pés-libras. Aperte a porca de bloqueio central até sentir que a chave deslize e afrouxe a mola.

  4. Posicione a suspensão sob o carro e instale as porcas de fixação superiores. Aperte-as a 18 pés-libras. Conecte a suspensão à articulação de direção e regule o parafuso com um torque a 68 pés-libras. Una o suporte do tubo de travão e o sensor antibloqueio do freio à suspensão. Repita os passos 3 e 4 no outro lado do Sentra.

  5. Monte as rodas e baixe a dianteira do carro. Peça para um profissional regular o alinhamento.

    Troque a suspensão traseira de um Sentra

  1. Levante a traseira do Sentra e abra o porta-malas. Remova os painéis de acesso à suspensão do porta-malas e das rodas traseiras.

  2. Abra a tampa protetora da suspensão e deslize um macaco hidráulico sob o eixo para apoiar a suspensão. Retire o parafuso inferior que sustenta a suspensão no eixo e retire as duas porcas de fixação superiores através do painel de acesso. Comprima a mola e retire a porca de bloqueio central. Repita o mesmo procedimento no outro lado do Sentra.

  3. Organize as peças do conjunto da suspensão, de modo que saiba como remontá-las depois. Retire o suporte de montagem, o rolamento, o assento superior da mola, a tampa superior, a mola helicoidal, o arranque do pistão e o amortecedor do rebote, deixando a suspensão para trás. Reponha as peças que estiverem com desgaste e comece a remontar a unidade do amortecedor. Aperte a porca de bloqueio central, ajustando com uma chave torque a 13 pés-libras. Aperte a porca central até sentir que a chave deslize e afrouxe a mola.

  4. Coloque o amortecedor no sistema de suspensão e instale as porcas de fixação superiores. Aperte-as a 12 pés-lb e recoloque a tampa protetora. Una a suspensão no eixo com um parafuso e aperte-o a 72 pés-libras. Posicione os painéis no porta-mala e feche a tampa. Baixe a traseira do Sentra. Peça para um profissional regular o alinhamento.

Dicas

  • Há muitas lojas de autopeças que alugam ferramentas especiais, como compressor de mola e dão instruções claras de como utilizá-las corretamente.

O que você precisa

  • Macaco hidráulico
  • Cavaletes
  • Barra de ferro
  • Conjunto de chaves soquete
  • Chave ajustável
  • Chave torque
  • Substituições de peças desgastadas

Referências

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