×
Loading ...

Como trocar a bateria de um relógio à prova d'água

Um relógio à prova d'água não existe. No entanto, ele pode ser classificado de acordo com sua resistência à água, após ser testado de acordo com sua capacidade de vedação e proteção dos componentes internos quando está submerso, em profundidades de, por exemplo, 30 ou 200 metros. Relógios resistentes à água são feitos para serem mais duráveis que os outros, e podem ser usados no chuveiro, ao nadar ou mergulhar, pois continuam a garantir uma leitura exata do tempo. Muitos operam por bateria, e trocá-las envolve considerações adicionais, para garantir que os componentes internos continuem protegidos ao serem submergidos. Troque a bateria com cuidado.

Relógio à prova d'água (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Considerações

Relógios à prova d'água possuem garantias estritas e limitadas, que asseguram que essa função específica seja preservada. Verifique sua garantia e avalie seu uso, pois trocar a bateria por conta própria pode anular a garantia do fabricante. Considere centros de serviço autorizado, ou joalheiros profissionais, que podem trocar a bateria por um preço baixo e conseguem manter a vedação que protege os componentes internos. Considere se você tem ou não uma chave de fenda com tamanho adequado, pinça, graxa de silicone e uma gaxeta nova, ou se comprar esses itens economizará tempo e dinheiro.

Loading...

Bateria

Relógios precisam de pelo menos uma bateria especial, e alguns usam dois tipos diferentes. Por exemplo, o Casio Baby-G Force é resistente à água por pelo menos 30 metros e usa baterias CR1616 e CR2025, ou SR1120W e SR626SW. Verifique o manual de instruções ou o site do fabricante para saber as especificações corretas.

Gaxetas

Muitas vezes, a gaxeta ou junta da culatra precisa ser limpa e lubrificada como parte do processo. Entretanto, verifique com cuidado a gaxeta, usando uma lente de aumento para inspecionar se há alguma rachadura, rasgo ou inchaço irregular que possa atrapalhar a vedação contra água. Não é necessário utilizar solventes especiais para limpar a gaxeta, basta passar um pano sem fiapos antes de aplicar uma fina camada de graxa de silicone (verifique se há fiapos ou capelos presos na gaxeta). Caso precise trocar essa peça, alguns fabricantes (como a Suunto) vendem um kit de gaxeta ou bateria, que inclui um lacre e uma capa nova para a bateria.

Teste na água

Relógios resistentes à água devem ser testados na pressurização para garantir que continuam funcionais e que nenhum ar escape dos componentes internos quando submerso. O teste de pressurização classifica o nível da resistência à água do relógio. A maioria dos consumidores não tem acesso a estes testes; alguns joalheiros, e todos os fabricantes, incluem esse teste como parte do serviço de troca de bateria, que pode adicionar mais um pouco de tempo ao processo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...