Como trocar a chave de torção do Chevrolet S10

Escrito por robert bayly | Traduzido por wanderson david
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Como trocar a chave de torção do Chevrolet S10
Aprenda a trocar a chave de torção do Chevrolet S10 (Car without wheels image by Nando Machado from Fotolia.com)

O Chevrolet S10 vem com modelos de chassi de Picape e Blazer. O veículo utiliza barra de torção na suspensão dianteira. Uma barra de torção é uma barra longa ligada ao braço de controle inferior e a uma barra transversal no meio do chassi. Enquanto o braço se movimenta de acordo com o curso de suspensão, a barra retorce. A resistência à torção, e a tendência em retornar à sua posição original, gera o movimento de mola para a suspensão dianteira. Um braço, ou chave, regulador fica ligado à traseira da barra, no chassi. Para substituir a chave, a barra de torção deve ser removida da barra transversal.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Macaco hidráulico
  • Cavaletes de sustentação
  • Fluido Wite-Out
  • Jogo de catraca e soquete
  • Extrator de duas garras

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Instruções

  1. 1

    Estacione seu veículo em uma superfície plana pavimentada e ative o freio de mão. Solte as porcas das rodas dianteiras. Levante a dianteira do veículo com um macaco hidráulico e apoie-a em cavaletes. Termine de remover as porcas e as rodas.

  2. 2

    Faça uma linha nas costas do braço de controle inferior e na barra de torção. Vá para a outra ponta da barra onde ela se une à barra transversal. No centro da barra você verá a chave da barra de torção e a porca reguladora. A porca possui um parafuso que se conecta à ponta da chave de torção. Pinte as linhas no parafuso com fluido Wite-Out. Utilize uma catraca e soquete para retirá-lo. Quando for recolocar o parafuso, utilize a marca feita como referência para saber quando parar de girar.

  3. 3

    Coloque um extrator de duas garras nas bordas da barra transversal. A vara roscada do extrator se encaixa em um pequeno entalhe no meio da chave. Aperte o extrator até que a ponta da chave saia da porca. Retire a porca da barra transversal. Solte o extrator até que toda a tensão da chave seja liberada.

  4. 4

    Pegue a barra de torção situada à frente da barra transversal e empurre-a em direção a parte dianteira do veículo. Só é necessário empurrá-la até a ponta sair da chave. Consequentemente, a chave sairá da barra transversal.

  5. 5

    Posicione a chave nova na barra e, em seguida, coloque a barra de torção de volta à pposição normal. Certifique-se de que a marca feita na frente da barra de torção esteja alinhada com a marca no braço de controle inferior.

  6. 6

    Instale o extrator de volta na barra transversal e na chave. Aperte-o até a chave ser empurrada o suficiente para ser possível inserir a porca. Instale o parafuso nela. Retire o extrator.

  7. 7

    Recoloque as rodas. Levante a dianteira do veículo e retire os cavaletes. Abaixe seu S10 até o chão e termine de apertar as porcas da roda.

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