Como trocar a correia dentada em um Honda Civic VTEC 1.6 de 1993 a 2000

Escrito por don bowman | Traduzido por valeria jardim
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Como trocar a correia dentada em um Honda Civic VTEC 1.6 de 1993 a 2000
A troca da correia dentada do VTEC da Honda é simples (Chris Trotman/Getty Images Sport/Getty Images)

Recomenda-se a troca da correia dentada de um Honda Civic de motor 1.6 VTEC de 1993 a 2000 a cada 96.560 quilômetros. Registros de serviços anteriores demonstraram que se força demais a correia dentada para além de seu tempo de vida útil depois de tal quilometragem. O motor VTEC 1.6 é um motor de interferência – há uma boa chance de ocorrer um dano maior se a correia estiver falhando ou se desprender enquanto o motor está em funcionamento. O motor gira em sentido horário e não deve girar em sentido oposto quando há a troca da correia dentada. O virabrequim ou o comando de válvulas não devem ser voltados por mais do que dois dentes quando a correia for removida ou pode ocasionar dano nas válvulas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Jogo de soquetes de 1/4 de polegada
  • Jogo de soquetes de 3/8 de polegada
  • Jogo de soquetes de 1/2 polegada
  • Chave de catraca de 1/4 de polegada
  • Chave de catraca de 3/8 de polegada
  • Chave de catraca de 1/2 polegada
  • Pistola de ar de 1/2 polegada
  • Chave de fenda comum
  • Jogo de chaves métricas
  • Macaco hidráulico
  • Cavaletes

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Instruções

  1. 1

    Levante e calce o veículo sobre os cavaletes. Retire a roda esquerda e os para-barros de proteção do motor. Retire as correias de acessórios. Desaparafuse a bomba da direção hidráulica e mova-a de lado sem desconectar as mangueiras.

  2. 2

    Gire o virabrequim para alinhar as marcas de ponto. A marca de temporização para o ponto morto no virabrequim está localizada na parte superior da polia do virabrequim e na tampa da correia dentada. Os comandos de válvula têm uma seta com a palavra "UP" inscrita neles. Esta seta deve estar em linha reta. Existem duas ranhuras nos dentes das polias, perpendiculares a 90 graus à direção da seta, e estas linhas devem estar alinhadas horizontalmente com a base do cabeçote.

  3. 3

    Use o macaco hidráulico e apoie o motor. Remova o calço esquerdo do motor e a tampa da válvula. Retire o parafuso do virabrequim, a polia do virabrequim e a tampa inferior da correia dentada. Retire também a tampa superior da correia dentada. Solte o parafuso do tensionador, empurre o tensionador de lado e aperte um pouco o parafuso. Remova a correia dentada.

  4. 4

    Certifique-se de que as marcas de ponto estão alinhadas antes de instalar a nova correia dentada. Instale primeiro o lado esquerdo da correia e mantenha esse lado tão apertando quanto possível, de modo que a folga da correia fique no outro lado, onde o tensionador está localizado. Instale a correia dentada da polia do virabrequim até a polia do comando de válvulas esquerdo e então no comando de válvulas direto abaixo, por fora da bomba d'água e dentro do tensionador.

  5. 5

    Confira as marcações de ponto mais uma vez e verifique se elas estão certas, conforme descrito na Etapa 2. Solte o parafuso do tensionador e deixe-o colocar pressão sobre a correia dentada. Aperte um pouco o parafuso.

  6. 6

    Se as marcas de ponto estão imóveis, gire o motor através de duas voltas no virabrequim e verifique as marcas de ponto. Elas ainda devem estar alinhadas. Solte o parafuso do tensionador e deixe-o pegar a folga restante na correia dentada e, em seguida, aperte o parafuso em 54 nm.

  7. 7

    Instale os componentes restantes na ordem inversa da remoção. Aperte o parafuso do virabrequim em 176 nm.

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