Como trocar a correia sincronizadora de um Hyundai Accent 1.5 fabricado entre 1995 e 1997

Escrito por don bowman | Traduzido por thiago andre scarani
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Como trocar a correia sincronizadora de um Hyundai Accent 1.5 fabricado entre 1995 e 1997
Caso a correia se rompa com o motor em funcionamento, pode danificá-lo (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A substituição da correia sincronizadora, ou correia dentada, do Hyundai Accent 1.5 fabricado entre 1995 e 1997 é recomendada aos 96.000 quilometros. Esta recomendação é feita com base na história de manutenções do modelo, pois pouco após este intervalo, a correia costuma esticar até seu limite. O motor também é considerado um motor de interferência, que costuma sofrer danos em caso de uma ruptura da correia com o motor ligado. Se a correia se romper, os pistões costumam acertar as válvulas, o que pode empená-las, ou até mesmo danificar o pistão ou sua haste.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Conjunto de soquetes de 1/4 de polegada
  • Chave de catraca de 1/4 de polegada
  • Conjunto de soquetes de 3/8 de polegada
  • Chave de catraca de 3/8 de polegada
  • Chave de fenda comum
  • Conjunto de chaves de boca métricas

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Instruções

  1. 1

    Remova as correias de acessórios, a polia da bomba d'água, o parafuso da polia do virabrequim e a polia do virabrequim. Remova a tampa da correia sincronizadora e gire a engrenagem do virabrequim no sentido horário, até que as marcas de sincronização da engrenagem e do bloco do motor, na posição de uma hora, estejam alinhadas. Utilize o pequeno orifício da engrenagem para assegurar o alinhamento. Ele deve estar virado para cima, e você deve conseguir ver a marcação do rolamento do comando através dele.

  2. 2

    Solte o parafuso do tensionador da correia, afaste-o dela e aperte-o o suficiente para que o tensionador não se mova. Retire a correia.

  3. 3

    Coloque a correia nova, a partir da engrenagem direita do virabrequim, por cima e por dentro da polia, por cima da engrenagem do comando e por baixo, através da parte interna do tensionador. Mantenha toda a tensão da correia no lado que fica mais longe do tensionador. Use sua mão esquerda para tensionar a correia enquanto instala, de forma que não pule nenhum dente. Afrouxe o parafuso do tensionador e seu parafuso de inclinação, de forma que consiga balançá-lo. Permita que o tensionador aplique tensão na correia. Aperte o parafuso interno do tensionador primeiro, com o ressalto do suporte, e então aperte o parafuso externo de inclinação.

  4. 4

    Verifique as marcas de sincronismo novamente e assegure-se de que ainda estão alinhadas. Neste caso, gire o motor no sentido horário duas vezes e verifique se as marcas ainda estão alinhadas. Se estiverem desalinhadas, remova a correia, alinhe as marcas conforme o Passo 1 e repita o processo.

  5. 5

    Recoloque as peças na ordem inversa da remoção. Aplique um torque de 149 Nm no parafuso do virabrequim.

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